6-dicas-para-evitar-as-pontas-duplas.jpeg

6 dicas para evitar as pontas duplas

As pontas duplas dos cabelos trazem uma imagem de pouca saúde para os fios. Depois que as pontas duplas surgem (que é um sinal de quebra e rompimento do córtex), nós temos mesmo que usar a tesoura. Mas a boa notícia é que você pode adotar algumas medidas antes que elas apareçam.

Se você ficou curiosa e quer saber como evitar as pontas duplas e garantir um cabelo bonito e saudável, não deixe de ler esse post até o final. Vamos lá?

O que são pontas duplas?

Para quem não sabe, o fio capilar é dividido em três partes: medula (parte interna que distribui minerais e nutrientes), córtex (parte do meio e que oferece elasticidade e força) e, por fim, cutícula (camada externa e composta por escamas).

Quando o cabelo está saudável, as três camadas estão juntas. Entretanto, essa não é a realidade de muitas pessoas. Como você provavelmente já sabe, os fios podem sofrer muitas agressões e desgaste, o que faz com que acabem se “descolando” e criando as temíveis pontas duplas. É um verdadeiro rasgo longitudinal no córtex do fios.

Como evitar as pontas duplas, afinal?

Para não ter que lidar com essa situação, nada melhor que tomar medidas preventivas ao seu aparecimento, concorda? Conheça hoje algumas dicas para evitar o aparecimento das pontas duplas.

1. Invista na reposição de nutrientes

O cabelo precisa estar bem nutrido para conseguir se manter inteiro e hidratado. Opções como a cauterização e queratinização ajudam nesse trabalho, tirando o ressecado e conferindo um visual mais bonito e hidratado. nesses processos usamos a queratina. em excesso ela pode endurecer o fio e causar quebra do mesmo. Então não exagere!

Além disso, opções como óleos capilares também podem ajudar muito, pois formam uma película protetora no cabelo. Chamamos isso de reestruturação lípidica. É uma capa protetora que ajuda as camadas a ficarem mais coesas.

2. Corte as pontas a cada 3 meses

Essa é uma dica que ninguém quer ler… kkk  Mas essa é uma ótima maneira de fazer com que os fios pareçam fortes e saudáveis. Isso não acelera o cresciemento, mas melhora muto a estética capilar. Pequenas quantidades já fazem uma diferença incrível!

3. Aplique a máscara de tratamento com o cabelo seco

É bem provável que essa dica seja uma novidade para muitas pessoas, ainda mais na correria do dia a dia. Embora as instruções digam que um ou dois minutos são o suficiente para a atuação do condicionar, o trabalho fica comprometido se o cabelo está encharcado de água.

Por isso, aplique a máscara com os fios secos e deixe atuar por mais tempo. Você vai perceber como os resultados serão diferentes! Eu ador, fazer uma trança bem frouxa e retirar pela manhã. 

4. Evite o uso de chapinhas e secadores

Você provavelmente já ouviu falar sobre como as chapinhas e secadores danificam os cabelos, não é mesmo? Elas detonam as fibras capilares, tornando o fio mais frágil e fazendo com que ele se quebre com mais facilidade. Claro que não deixaremos de usar porque o liso fica impecável e os cachos românticos são “tudo de bom”! Mas não abuse!

A temperatura desses aparelhos chegam facilmente aos 200 graus celsius. isso pode fritar a fibra dos fios. Uma boa opção para minimizar os danos é associar um termoprotetor. 

5. Aposte em uma alimentação equilibrada

Os nutrientes disponíveis no seu corpo também são grandes aliados na hora de fortalecer os fios. Então não perca tempo e invista em uma alimentação rica em vitaminas, minerais, ácidos graxos e proteínas. Pense que, se o seu corpo tiver poucos componentes, é natural que ele “roube” do seu cabelo para usar em outras funções mais relevantes. Além disso suplemente a biotina. É uma vitamina super neutra sem risco de intoxicação que já provou melhorar a qualidade dos cabelos e das unhas mesmo se não tivermos deficiência associda.

6. Massageie o couro cabeludo

Para fechar, uma massagem diária pode ser outra carta na manga. Essa é uma maneira de ativar a circulação. É uma conduta mais empírica. Ou seja, tem zero comprovação científica. mas a única contra indicação é o couro cabeludo que já é oleoso.

Agora que você já sabe como as pontas duplas se formam e como evitar o seu aparecimento, não deixe de colocar esses pontos em prática. Você vai se surpreender com os resultados e garantir um cabelo ainda mais bonito e cheio de vida.

Se você gostou das nossas dicas sobre como evitar as pontas duplas, então é bem provável que goste de outras sobre como cuidar do seu cabelo. Para não perder nada, assine nossa newsletter e acompanhe tudo diretamente no seu e-mail. Nos encontramos por lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação