Afinal, você sabe como fazer a higiene capilar?

4 minutos para ler

Seguir uma rotina de higiene capilar é mais importante para os seus cabelos do que você imagina. Manter a limpeza em dia, com produtos adequados para o seu tipo de cabelo e couro cabeludo, é o que vai proporcionar beleza e saúde aos fios.

Pensando nisso, para ajudar você com os cuidados, separei alguns passos importantes para fazer uma higienização capilar adequada, que vai garantir que seus cabelos fiquem sempre bonitos e sedosos. Vamos conferir?

Escolha o shampoo certo

Um bom shampoo é aliado certeiro na higiene capilar. Responsável por limpar os fios, retirando a oleosidade, poeira, suor e células mortas que descamam do couro cabeludo, esse produto também proporciona maciez, brilho e diminui a eletricidade, o que facilita na hora de pentear.

Formulados basicamente com tensoativos, as opções transparentes, aquelas que não têm o brilho perolado, são mais adstringentes, ou seja, têm maiores quantidades desse ingrediente e limpam melhor os cabelos. Além disso, a fórmula pode conter ativos hidratantes, nutritivos e reconstrutores em sua composição, que ajudam a recuperar a saúde capilar. Hoje temos fórmulas bem personalizadas. A escolha correta é essencial. eu sou apaixonada pela linha italiana chamada Davines!!! Um mimo!!!

Preste atenção na frequência de lavagem

A quantidade de vezes que você higieniza o seu cabelo faz toda a diferença para os fios. Mas, para isso, é preciso conhecê-los. Se o seu cabelo for seco, o recomendado é lavar um dia sim e outro não, a fim de preservar a gordura produzida pelo couro cabeludo, que já é escassa.

Para os cabelos normais a limpeza também não precisa ocorrer todos os dias, visto que a produção de sebo é equilibrada. Já para os oleosos, lavar os cabelos todos os dias é algo necessário para tirar o aspecto de sujeira. A frequência depende da prática de atividade física, da estação do ano, da produção de sebo pelo couro cabeludo, do uso de hormônios esteróides, do uso de cosméticos de depósito (gel, laque, pomada, creme de pentear), etc.

Observe o seu couro cabeludo

Isso define boa parte da sua higiene capilar. Todavia, a região onde você mora também interfere na necessidade e quantidade de limpeza. Locais mais úmidos, como o litoral, exigem lavagens diárias, especialmente para pessoas com raiz oleosa e fios mais finos.

Pessoas idosas, negras e mulheres na menopausa podem lavar menos o cabelo. Isso porque elas apresentam uma menor produção de sebo. No caso das cacheadas e crespas, o formato do fio faz com que a oleosidade se espalhe menos pelo comprimento.

Não deixe resíduos de condicionador nos fios

Passar condicionador nos cabelos é essencial. Ele neutraliza cargas negativas, reduz o frizz e confere maciez aos cabelos. Mas, nada de deixar excesso desse produto após o banho, ok?

O acúmulo de resíduos de condicionador deixa os fios pesados, além de estimular o surgimento de doenças;. Por isso, enxágue bem os seus cabelos depois de deixar o produto agir, o que dura, aproximadamente, 3 minutos.

Não deixe seus cabelos molhados por muito tempo

Lavar os cabelos e, logo depois, fazer um rabo de cavalo, um coque ou deixá-los enrolados na toalha são atitudes a se evitar. Isso porque a umidade favorece o desenvolvimento de fungos na região, que afetam negativamente a saúde dos fios.

Portanto, procure sempre secar os seus cabelos antes de fazer um penteado. Ademais, procure fazer a higienização em um horário do dia que dê tempo de para que os cabelos sequem sem o uso de secador de cabelo, que pode danificar os fios quando usado em excesso.

Cuide da dieta

Por último mas também muito importante, algo que não pode deixar de ser mencionado quando o assunto é saúde do cabelo é a alimentação. Uma dieta rica em proteínas e nutrientes, como zinco, magnésio, cálcio, vitamina c e do complexo b é fundamental para que os fios cresçam saudáveis. Por isso, invista sempre em carnes, leites e derivados, cereais integrais, castanhas, legumes e frutos-do-mar. ALIMENTAR, DORMIR E PRATICAR ATIVIDADES FÍSICAS É O SEGREDO PARA A SAÚDE DO SEU CORPO E CONSEQUENTEMENTE DOS SEUS CABELOS!!!

Gostou das dicas que separei sobre higiene capilar? Com uma rotina de cuidados especiais, você vai perceber resultados surpreendentes nos seus cabelos.

Agora, que tal descobrir se o suor acumulado no couro cabeludo pode causar queda de cabelo? Tenho um artigo sobre o tema para você. Confira!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This