afinamento capilar afinamento capilar

Afinamento capilar: Saiba o que é e como tratar

4 minutos para ler

Se você está notando que seu cabelo está “fino e sem vida”, pode ser que esteja sofrendo com o afinamento capilar. A questão é que o afinamento do cabelo, também conhecido como alopecia androgenética, causa muita preocupação e não tem uma causa definida. Mas já sabemos que existe sim uma herança genética.

O que se sabe, no entanto, é que dá para prevenir parcialmente a perda de volume dos fios com alguns tratamentos tópicos e sistêmicos, além de modificar alguns hábitos do dia a dia. Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de conferir o que preparamos para você!

Quais fatores podem contribuir com a perda da saúde dos fios?

Muitas pessoas nem imaginam, mas algumas ações rotineiras podem causar danos sérios aos fios, levando ao afinamento do cabelo. Veja a seguir os principais fatores.

Lavagem do cabelo com água quente

Quando for lavar as madeixas, cuidado com a temperatura da água! O calor abre as cutículas capilares e deixa os fios mais porosos, suceptíveis a perda de nutrientes Resultado? Ficam fracos, quebradiços e ressecados. Isso não causa afinamento mas contribui com a perda de brilho.

Uso frequente secador e chapinha

Assim como a água mais quente, o calor do secador e da chapinha também prejudica a saúde dos fios. A dica é usar esses aparelhos com moderação. O secador deve ser usado sempre em movimento, no módulo frio ou moderado, com uma distância de pelo menos 15cm dos fios. A piastra (chapinha) deve ser utilizada em fios extremamente secos. os cabelos não podem estar úmidos ou molhados pelo risco da formação de bolhas dentro dos fios.

Excesso de química nos fios

Muitas mulheres gostam de variar a cor dos cabelos, fazer luzes, alisar ou anelar os fios. A questão é que o excesso de química prejudica a saúde do seu cabelo. nada é proibitivo mas temos que assumir as consequências. A coloração é considerada pouco prejudicial, desde que bem escolhida. O alisamento com os produtos convencionas (hidróxidos e guanidina) levam a perda de proteína dos fios porque agem mais profundamente dentro do córtex dos fios. O pior procedimento químico sem dúvida a descoloração (mechas). O oxidante age também dentro do córtex destruindo os pigmentos (eumelanina e feomelanina), mas leva com ele uma boa parte das proteínas estruturais. Então, além de porosidade, a base física principal dos fios fica alterada.

Má alimentação

Por fim, uma alimentação pobre em nutrientes também vai contribuir com a fraqueza dos fios. Algumas dietas muito restritivas, por exemplo, prejudicam o bom funcionamento do bulbo capilar.

Investir em um cardápio rico em proteínas, com carnes magras, aves e peixes é de grande ajuda para a saúde dos fios. Cenoura, folhas verde-escuras como o espinafre, cereais e grãos também vão trazer mais vida aos seus cabelos.

Como reconhecer a perda de volume nos fios?

Várias mulheres notam que os cabelos estão com o aspecto mais ralo, principalmente ao fazerem um rabo de cavalo e verem que precisam dar mais voltas no elástico. Outra maneira de perceber o afinamento do cabelo é a percepção visual do couro cabeludo, que fica mais exposto principalmente em ambientes claros. Queimaduras no couro cabeludo também se tornam mais comuns porque mais luz ultravioleta passa pelos fios.

Por que procurar um profissional especializado para tratar o problema?

Para fazer o tratamento adequado para o afinamento capilar é fundamental procurar um dermatologista especializado em tricologia. Tudo começa com diagnóstico preciso e correto. Depois a escolha de uma estratégia prática, custo efetiva e plausível afim de evitar que o quadro evolua para a perda dos fios definitiva.

O médico dermatologista faz uma avaliação completa, com o exame de tricoscopia, analisa os hábitos do paciente e indicar ou contra indica procedimentos, bem como suplementação nutricional (se necessário) e uso de cosméticos específicos.

Agora você já sabe que dá para prevenir parcialmente o afinamento do cabelo e que também existe tratamento para reverter a condição. Mãos a obra!

Despertou interesse em recuperar a vida dos fios e evitar a queda? Entre em contato com a dermatologista Amanda Gomes e conheça todos os tratamentos!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This