alopecia por tração tratamento alopecia por tração tratamento

Alopecia por tração: no que consiste o seu tratamento?

3 minutos para ler

A alopecia por tração é uma condição caracterizada pela perda de grande quantidade de cabelo, sobretudo nas partes laterais. Ela é conhecida popularmente como “entrada” do cabelo. Existem várias causas associadas ao problema, mas a alopecia por tração tem tratamento.

A forma de tratar vai depender muito da gravidade do problema. Quando a alopecia está em estágio inicial, a mudança de hábitos e a adoção de dermocosméticos podem reverter a perda capilar. Nos casos mais avançados, um implante pode ser recomendado.

Quer saber mais detalhes sobre o assunto? Continue a leitura do texto e conheça os sintomas da alopecia e as principais causas. Também saiba quais são os tratamentos e como uma dermatologista em BH pode ajudar nesse processo. Confira!

Quais são os sintomas da alopecia por tração?

O principal sintoma da alopecia por tração é a queda excessiva de cabelo. Isso acontece tanto em uma área abrangente quanto específica do couro cabeludo. No geral, as regiões mais prejudicadas são as laterais e a parte frontal do cabelo.

Outros sinais associados à alopecia por tração podem aparecer, como:

  • sensibilidade;
  • dor de cabeça;
  • foliculite ou pústula;
  • cabelos quebrados;
  • coceira e vermelhidão.

Quais são as causas da alopecia por tração?

A alopecia por tração tem como principal causa o tracionamento intenso dos fios. Isto é, quando o cabelo é submetido a uma grande tensão por período prolongado, que causa danos no couro cabeludo. Na sequência, veja fatores que podem causá-la.

Penteados

Alguns hábitos contribuem para o desenvolvimento da alopecia por tração. Um deles é o uso diário de rabo de cavalo muito apertado ou penteados que repuxam os fios do couro cabeludo. No geral, as crianças e os adolescentes que usam acessórios no cabelo têm mais chances de desenvolver alopecia por tração.

Uso de extensões capilares

O uso de extensões capilares também pode desencadear esse problema. É o caso de apliques que envolvem nós, como o mega hair, dreads e as chamadas tranças de boxeadora.

Profissões

Há funções que exigem certa padronagem para penteados, como bailarinas, cozinheiras e atletas. Profissionais que usam penteados apertados durante muito tempo estão mais propensas a desenvolver a alopecia por tração.

E as formas de tratamento?

O tratamento para alopecia pode variar dependendo do seu grau. A principal recomendação é deixar os cabelos soltos e aplicar o mínimo de tração possível nas mechas.

No caso do mega hair, o mais recomendado é que a usuária faça a remoção da extensão. Também é indicado o uso de vitaminas para garantir os nutrientes necessários a fim de recuperar a perda capilar.

Quando a situação está mais avançada, é indicado o uso de medicamentos orais e dermocosméticos para ajudar na recuperação. Em casos como os de falhas evidentes no couro cabeludo, uma possibilidade é a realização de implantes capilares.

A alopecia pode piorar se não for identificada com rapidez?

Quando a alopecia por tração não é identificada e tratada a tempo, é possível que os folículos não cresçam novamente. Nesse sentido, é fundamental procurar uma dermatologista em BH com expertise em tratamento capilar.

Quer conhecer uma especialista nesse assunto? Entre em contato com a Dra. Amanda Gomes. Ela tem vasta experiência na área e pode oferecer os melhores diagnósticos e tratamentos para a alopecia por tração, entre outros problemas capilares.

Posts relacionados
Share This