bulbo-capilar-voce-sabe-o-que-e-e-qual-sua-importancia.jpeg

Bulbo capilar: você sabe o que é e qual sua importância?

A queda de cabelo é um dos problemas estéticos que mais afeta as pessoas, tanto homens quanto mulheres. É completamente normal a perda de alguns fios de cabelo por dia. Faz parte do cilo normal…O problema é quando o corpo não repõe esses fios naturalmente. A causa desse mal se deve a vários motivos: genética, má qualidade de vida, estresse, dentre muitos outros.

Hoje, falarei sobre um dos principais afetados quando o assunto é queda de cabelo: o bulbo capilar. Esse componente da estrutura interna do cabelo é responsável pela produção e distribuição das células germinativas que causam o crescimento do cabelo.

Neste post, vou falar mais sobre a estrutura, a função e os cuidados dessa importante parte dos cabelos. Continue a leitura e descubra!

Como eu posso ter um bulbo capilar mais saudável?

Muitas são as dúvidas das pessoas sobre o que fazer para tratar dos cabelos e do couro cabeludo. Por isso, vou dar algumas dicas para se ter um bulbo capilar saudável e cabelos muito mais bonitos.

O que pode piorar a queda de cabelo?

Mesmo com queda de cabelo não pare de lavar os fios! Isso pode piorar a dermatite seborreica (caspa), acelerando ainda mais a queda. Outros fatores são o estilo de vida pouco saudável, tabagismo, exposição excessiva ao sol, alimentação pobre, etc.

O estresse realmente prejudica os cabelos?

De certa maneira sim… Apesar de não sabermos exatamente quais são os mecanismos patológicos acontecem, nós sabemos que o estresse modifica a liberação do cortisol. E esse hormônio tem uma grande participação no ciclo de vida dos cabelos. Portanto, se possível, tente controlar o estresse do dia-a-dia. É impossível evitar a grande maioria dos problemas e desafios que aparecem diariamente porque simplesmente não depende de nós. Mas a maneira como vamos encarar, aceitar e lidar com esses desafios depende sim completamente da nossa postura. Caso não consiga fazer isso sozinho, procure ajuda! Não tem mal nenhum nisso!

Quais fatores mais prejudicam os cabelos?

Muitos fatores do nosso dia a dia prejudicam os cabelos, começando pela genética. Contudo, existem os campeões de prejuízo às nossas madeixas. São eles:

  • coloração e descoloração: que diminuem a queratina dos cabelos e quebram as pontes de hidrogênio, resultando na desidratação capilar;

  • altas temperaturas: a exposição contínua, como no caso de chapinhas e escovas, rompe a estrutura dos fios e também desidrata;

  • uso do pente errado: pode desgastar e quebrar os fios. Consulte seu cabeleireiro sobre o pente com melhor material para seu tipo de cabelo;

  • sol: ele afeta as cutículas, proteínas, melanina e a queratina dos fios. Use produtos que tenha, proteção solar para os seus cabelos!

O que fazer quando eu identificar a queda de cabelo?

O cabelo passa por muitas fases e é normal cair um pouco. Contudo, você conhece seu corpo! Se verificar que algo está fora do normal na perda cotidiana dos fios, tente fazer um teste simples: segure seus cabelos e puxe os fios, se caírem mais de 15 de uma só vez, somente por serem puxados, procure um dermatologista.

Quais hábitos mais influenciam na saúde dos cabelos?

É importante ter uma alimentação saudável, rica em óleos como ômega 3, 6 e 9, peixes, proteínas magras, frutas, verduras e legumes. Além disso, a prática de exercícios regulares também contribui para manter a saúde dos cabelos. Por fim, tente manter a lavagem correta e o cuidado com produtos químicos e procedimentos estéticos, como a escova progressiva. Tudo isso, aliado à genética, pode influenciar a vitalidade dos fios.

Se mesmo com todas essas dicas, você ainda estiver com dúvidas sobre a queda de cabelo, procure um médico. Ele poderá te indicar os melhores medicamentos e tratamentos para o seu problema.

Como ter um cabelo saudável sempre?

Após saber o que é bulbo capilar e ler sobre as várias dicas contra a queda de cabelo, é necessário lembrar que a saúde, tanto dos cabelos e pele, como do corpo inteiro, é uma junção de vários fatores, inclusive emocionais e comportamentais.

Mesmo que normalmente busquemos a saúde do cabelo por questões estéticas, ele tem uma função biológica — ligado ao sistema nervoso e à estabilização energética do corpo, que deve também ser observada.

Por isso, cuide sua saúde em todos os âmbitos, tanto mental quanto corporal. Com uma alimentação saudável, prática esportiva, atitude positiva e, seguindo as dicas acima, é possível ter madeixas saudáveis sempre.

Gostou das dicas? Então, compartilhe este conteúdo com seus amigos e colegas nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação