cabelo de crianças cabelo de crianças

Cabelo de crianças: quais os principais cuidados?

4 minutos para ler

Abordar informações sobre cabelo de criança é um tema relevante e polêmico. Enquanto uns se preocupam com a aparência das madeixas, outros se destinam a utilização de produtos para fortificá-los.

O fato é que a constituição capilar dos pequenos ainda está em processo e cabem aos responsáveis adequar os cuidados, a praticidade e a vontade da criança em mantê-los compridos, curtos ou trançados.

Quer saber mais sobre os cuidados que devem ser tomados com o cabelo de crianças? Então, fique por aqui e descubra!

Polêmica: penteie o cabelo enquanto estiver molhado

Cabelo de criança tende a ser mais fino e quebradiço e, com isso, embaraçam mais facilmente. É importante penteá-los enquanto estiverem molhados para evitar a formação de nós, que são motivo de choros e pirraças. Mas com muito cuidado! Cabelos molhados tem mais elasticidade. O desembaraço deve ser feito com condicionador ou creme de pentear para facilitar o deslizamento do pente ou escova.

Além disso, é fundamental comprar escovas de cabelo que são macias, fáceis de entrelaçar nos cabelos. Por isso, deve-se investir em escovas boas, de preferência com proteção nas pontas ou, dependendo da textura capilar, dos pentes largos de madeira que ajudam no processo de pentear.

Faça hidratação regularmente

Hidratar significa inserir substâncias que facilitam a retenção de água e ajudam na recuperação dos fios em consequência das agressões diárias do meio ambiente, como fumaças dos carros, microrganismos, etc. Apesar de utilizarmos muita essa palavra, o objetivo principal não é reter água e sim deixar os fios mais lubrificados.

Todavia, a hidratação infantil deve ser feita com produtos indicados para essa faixa etária e que foram registrados no Ministério da Saúde/ANVISA para não correr o risco de agredir o couro cabeludo.

É fundamental ler os rótulos dos produtos infantis em relação ao registro, as formas de aplicação, as situações que requeiram assistência médica, entre outras informações. Em seguida, é aconselhável testar uma pequena quantidade no cabelo da criança e observar o resultado.

Utilize creme de pentear em cabelos cacheados

Cabelos cacheados ou finos demandam por cuidados extras, principalmente no momento de penteá-los. Portanto, a utilização de cremes para pentear é uma opção viável.

Os cremes para pentear tem a função de harmonizar os cachos, pois interagem com os fios deixando-os mais fáceis para desembaraçar e mantém uma lubrificação por um período mais longo. Além disso, ajudam a definir os cachos e melhoram o aspecto estético dos mesmos.

No entanto, é importante inserir a quantidade recomendada nas instruções para evitar excesso no couro cabeludo que pode ser prejudicial para a vitalidade dos fios além de deixar o visual carregado. Lembre-se de aplicar sempre na metade inferior dos fios.

Evite lavar os cabelos diariamente

Os cabelos das crianças não devem ser lavados todos os dias. O couro cabeludo dos pequenos não é muito oleoso e não necessita de remoção dessa oleosidade toda. Alguns especialistas recomendam a lavagem a cada dois ou três dias conforme as atividades diárias das crianças. Lembrem-se que a oleosidade é protetora e ajuda no equilibrio da flora do couro cabeludo.

As crianças que se exercitam e transpiram bastante necessitam de maior higiene capilar do que os bebês, que passam a maior parte do tempo dormindo ou executando poucos movimentos.

Outras recomendações nesse sentido englobam: não usar cronicamente o secador de cabelo nas crianças, proibir que elas durmam com as madeixas molhadas e sempre usar xampu e condicionador adequados ao tipo de cabelo.

Cabelo de criança deve ser cuidado, evitando situações que prejudiquem os fios capilares e aumentando as medidas que protegem as madeixas. Por isso, cabe aos responsáveis indicar medidas simples, porém significativas que melhorarão tanto o aspecto quanto a vitalidade capilar. dá para fazer tudo em casa! evite de levar as crianças ao cabeleireiro! Estimule o auto cuidado mas não se esqueça de que a infância deve ser uma fase mais lúdica e sem as preocupações dos adultos!!!!

Gostou do nosso conteúdo? Então, assine nossa newsletter e fique por dentro de assuntos como esse!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This