cabelo-elastico-como-tratar-e-recuperar-cabelos-emborrachados.jpeg

Cabelo elástico: como tratar e recuperar cabelos emborrachados?

O cabelo elástico é um termo coloquial utilizado para representar a quebra parcial das estruturas dos cabelos. Não é um estado definitivo. A boa notícia é que ele pode ser recuperado com as substâncias adequadas e os cuidados corretos.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo esse post e descubra tudo o que precisa para evitar (ou corrigir) esse mal!

O que é o cabelo elástico?

A elasticidade é uma propriedade natural dos cabelos. Ao “esticarmos” um fio seco ou úmido ele tem a capacidade aumentar seu comprimento em até 3% e recuperar imediatamente o tamanho original. No entanto, quando as fibrilas do fio são danificados por processos químicos ,que alteram muito ph, essa propriedade é parcialmente perdida. Dessa maneira o cabelo tracionado pode ser esticado muito mais de 3% (do comprimento original). Isso serve para avaliar diretamente se os fios estão enfraquecidos e se eles vão “tolerar” novos processos químicos. 

 

O que provoca esse efeito?

Normalmente isso ocorre por conta dos tratamentos químicos, principalmente os alisamentos com hidróxidos e tioglicolato. Quando o produto permanece muito tempo nos cabelos a quebra das estruturas físicas é excessiva. Esse tempo é calculado de acordo com a indicação do produto, do grau de encaracolamento dos fios e da quão liso queremos os cabelos. Por isso é imprescindível fazer o teste de mecha antes do procedimento.

Como resolver o problema?

1. Abandonar as químicas

Se a causa do problema são os produtos químicos dos tratamentos capilares, então, pelo menos no início, é preciso suspendê-los e “dar um tempo” para o cabelo se recuperar das agressões. O secador e a chapinha também devem ser evitados.

2. Investir em uma reconstrução capilar

Após abandonar as químicas, inicie um tratamento de reconstrução capilar e o mantenha. Tenha sempre em mente o bom senso. É melhor ter fios rebeldes do que ter fios com quebra química.

3. Usar os produtos certos

Como o cabelo está frágil, devemos usar produtos que aumentem a sua massa, mais especificamente, que possuam queratina. Na hora de desembaraçar os fios, use a escova em forma de raquete. Faça isso com mais paciência, com os fios secos e antes da lavagem dos mesmos.

4. Ter uma frequência de cuidados

Eu gosto de repetir que “cabelos são como jardim”. Enquanto cuidamos dele, fica bonito e saudável. Se descuidarmos, volta a ficar sem vida. Então a ordem do dia é cuidar sempre e devagar.

Gostou de saber mais sobre o cabelo elástico e seus efeitos? Como está o seu cabelo? Conte pra gente quais os cuidados que você tem com ele!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação