Cabelo no verão: 4 dicas para manter os fios saudáveis

3 minutos para ler

O cuidado com o cabelo deve ser realizado durante o ano todo. Cada estação exige alguns cuidados e produtos específicos. Cuidar do cabelo no verão é extremamente importante para mantê-lo saudável, já que nessa estação muitas pessoas costumam ficar horas expostas ao sol.

Pois saiba que é possível proteger os fios na estação mais quente do ano de forma fácil e acessível. Neste texto, eu separei algumas dicas importantes para você manter seus cabelos bonitos e saudáveis no verão. Quer saber mais? Então continue a leitura para conferir!

Por que é importante intensificar os cuidados capilares no verão?

Não é só a nossa pele que necessita de cuidados especiais durante o verão. Segundo uma pesquisa, além dos efeitos sobre a pele, a radiação UV também causa danos aos cabelos. Para manter os cabelos hidratados e saudáveis, é importante ter um cuidado extra com os fios nessa estação.

Alguns cuidados no dia a dia ajudam a evitar os danos causados, por exemplo, pelo sol, cloro da piscina, água do mar, vento, areia e umidade. Tudo isso afeta o equilíbrio dos cabelos, deixando-os desidratados.

Em relação ao sol, é preciso ter bastante atenção. Uma exposição contínua aos raios UVA e UVB modificam a textura e a aparência do cabelo, pois causam a perda de proteínas essenciais para os fios. Sem essas proteínas, o cabelo torna-se seco, sem luz e muito frágil. A água do mar e da piscina podem irritar o cabelo, causando uma sensação de coceira ou ardor.

Confira outros danos que a falta de cuidados durante o verão pode causar nos cabelos:

  • descoloração do cabelo;

  • queimaduras no couro cabeludo;

  • piora da queda capilar;

  • perda de flexibilidade;

  • dano na estrutura da cutícula;

  • excesso de frizz.

Quais as dicas para cuidar do cabelo no verão?

1. Utilize produtos com proteção solar

Diversas marcas já têm linhas especiais para cuidar do cabelo no verão. A maioria possui proteção UV, que protege os fios contra o ressecamento e outros danos causados pelo cloro da piscina e água do mar.

2. Invista nas hidratações

Cabelos hidratados são mais resistentes e podem enfrentar com mais força as agressões externas. Portanto, utilizar produtos com forte poder de hidratação é uma ótima maneira de evitar os danos causados pelo verão.

3. Use óleos e cremes adequados

Invista em óleos e cremes específicos para o seu tipo de cabelo, pois isso ajuda a deixá-los mais saudáveis e, consequentemente, mais fortes. Além disso, os óleos são ótimos para levar na bolsa e manter os cabelos sempre hidratados e livres do frizz. É importante utilizar os produtos após o mar e piscina para blindar os fios.

4. Utilize chapéu ou boné

Outra forma de proteger os cabelos durante a exposição solar é utilizando chapéu ou boné. A pele do couro cabeludo e das orelhas também será protegida da incidência de raios.

Neste artigo, você aprendeu a importância de cuidar do cabelo no verão. Seguindo as minhas dicas, acredito que não terá problemas com esse assunto. Percebeu como é possível aproveitar os benefícios do sol sem comprometer a saúde dos fios?

Se você gostou do conteúdo, então deixe um comentário neste texto e compartilhe a sua opinião sobre o assunto!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This