como-deixar-o-cabelo-bonito-descubra-aqui.jpeg

Como deixar o cabelo bonito? Descubra aqui!

Nada deixa as mulheres mais lindas e confiantes do que ter cabelos bonitos e saudáveis. Afinal de contas, os cabelos têm o poder de melhorar nossa autoestima e, consequentemente, nossa segurança em relação à própria imagem. Mas, em virtude da indisponibilidade de tempo, a maioria das mulheres deixa de cuidar dos cabelos com a frequência desejável. E isso acaba gerando problemas à saúde dos cabelos, como o enfraquecimento, ressecamento e a queda dos fios. Com cuidados relativamente simples, é possível tratar e prevenir alguns danos. Conheça nossas 5 dicas de como deixar os cabelos bonitos.

Como prevenir a queda de cabelo?

A queda de cabelos, também chamada de alopecia, é o resultado de alterações no ciclo de crescimento dos fios. Essas alterações podem ser decorrentes de fatores metabólicos, nutricionais e hormonais. Os cabelos são sentinelas que nos avisam quando algo não está indo bem no nosso corpo.

A principal causa de queda dos fios é a alimentação errada. Os cabelos (e as unhas) refletem com fidelidade o estado nutricional dos indivíduos.

Para manter os cabelos saudáveis o primeiro passo é ter uma dieta rica em proteínas de alto valor biológico (proteínas boas). Além da dieta hiperproteica, devemos ingerir as vitaminas A, B12, C, D, E e H (conhecida como biotina), além dos minerais zinco, selênio e cromo. Mas isso não basta! A quantidade dos alimentos e os horários devem ser corretos. Por isso o acompanhamento nutricional é de suma importância para a saúde do corpo e dos cabelos. Nós definitivamente somos o que comemos!

Como cuidar do couro cabeludo?

O couro cabeludo é responsável pela formação do fio de cabelo. É o local em que se encontra o bulbo piloso e todos os vasos sanguíneos responsáveis pela nutrição dos fios.

A melhor maneira de deixar esse ambiente saudável é lavar várias vezes por semana com shampoo adequado e água morna em abundância.

Também não devemos deixar acumular oleosidade e resíduos de produtos no couro cabeludo (shampoo, condicionador, máscara, creme de pentear, finalizador, gel, laquê, etc.). E, de preferência, não dormir com os fios molhados, para evitar a proliferação de fungos e bactérias que podem causar dermatite seborreica e foliculite.

Como manter o cabelo hidratado?

Se você sonha em ter aqueles cabelos bonitos, macios e saudáveis, é essencial realizar periodicamente uma nutrição capilar, conhecida também como hidratação. Para a eficácia desse procedimento, é recomendável usar produtos específicos para o seu tipo de cabelo. Pessoas com os cabelos já nutridos e hidratados podem não precisar da hidratação.

Existem vários rituais de qualidade que podem ser executados nos salões de beleza. Em casa, podemos lançar mão das máscaras. São produtos extremamente concentrados feitos para oferecer o máximo de proteção de maneira prática e rápida. As máscaras são aplicadas exclusivamente no comprimento e pontas dos fios após a lavagem, e são retiradas depois de 5 a 10 minutos, apenas com água.

No dia da hidratação, não é recomendável usar outro finalizador para evitar que os fios fiquem “carregados”, com aspecto oleoso e sem brilho.

Como evitar cabelos quebradiços?

Os cabelos quebradiços ocorrem principalmente por agressões externas. Essas agressões vão desde a radiação ultravioleta, passando pelos processos de alisamento e progressiva, além do uso de secadores, chapinhas e babyliss.

Esses aparelhos são usados com muita frequência em domicílio e de maneira errada. A maioria das mulheres não usa o protetor térmico antes de secar ou modelar os fios, que ficam expostos a temperaturas em torno de 190 a 220 graus Celsius. Isso literalmente “frita” a fibra capilar.

Então a dica é: use secador, chapinha ou babyliss com muita moderação e com um bom protetor térmico.

Gostou das dicas? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação