como-funciona-uma-terapia-capilar.jpeg

Como funciona uma terapia capilar?

Manter os cabelos bonitos e saudáveis é uma preocupação muito antiga na nossa sociedade. Para nos ajudar com essa tarefa podemos contar hoje com mais uma ferramente: a terapia capilar. É um ramo dentro da tricologia (especialidade médica da dermatologia) que estuda novas técnicas para prevenção e tratamento de doenças do couro cabeludo e dos fios.

Neste post, vamos falar sobre a terapia capilar, suas indicações e seus benefícios. Acompanhe:

A terapia capilar e as suas vantagens

A terapia capilar consiste em métodos de prevenção e de tratamento de doenças relacionadas aos cabelos e couro cabeludo, na tentativa de minimizar agressões externas e corrigir eventuais desequilíbrios causados por procedimentos químicos. Os principais tratamentos da terapia capilar são máscara de argila, massagem capilar, peeling capilar e fotobioestimulação.

A escolha de qual método será utilizado depende do diagnóstico. Esse diagnóstico deve ser feito preferencialmente por um médico tricologista porque inclui a execuçâo de exames de sangue, tricoscopia do couro cabeludo e exclusão de doenças infecciosas e auto imunes.

A terapia está indicada para quem deseja melhorar o aspecto dos fios (cabelos porosos, opacos, quebradiços etc) ou até mesmo tratar caspa (dermatite seborréica), coceira e sensibilidade do couro cabeludo.

Máscaras de argila

As máscaras de argila podem ser indicadas em várias situações. Para aquelas pessoas que apresentam muita descamação como caspa, seborréia ou até mesmo psoríase, podemos usar argila verde e rosa. Esses produtos têm propriedades secativas e conseguem administrar a atividade das glândulas sebáceas no couro cabeludo.

Massagem capilar

A massagem capilar é um método complementar  que fornece uma ativação da circulação local através de um estímulo mecânico. Associada a essa massagem podemos utilizar máscaras adequadas que impermeabilizam os fios e ao mesmo tempo nutrem  couro cabeludo, sem deixar um aspecto pesado e oleoso.

Peeling capilar

O peeling capilar é um método exfoliativo em que usamos um shampoo com microesferas. O shampoo é friccionado no couro cabeludo, associado a uma massagem, para remover impurezas e células mortas. Isso deixa o ambiente mais limpo e a circulação mais ativa, promovendo mais saúde no crescimento dos fios.

Fotobioestimulação

O laser de baixa fluência e o LED de luz vermelha são métodos não invasivos que favorecem a qualidade, a força e a espessura dos fios. Possui ação antinflamatória, acelera a divisão celular e a o crescimento do epitélio. Todos estes efeitos somados levam a diminuição da queda e aumento da fase anágena (fase de crescimento dos fios).

Você gostou deste post sobre terapia capilar? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Então deixe um comentário em nosso blog!