conheca-e-entenda-as-tres-fases-de-crescimento-do-seu-cabelo.jpeg

Conheça e entenda as três fases de crescimento do seu cabelo!

De grande valor estético e empoderador, o cabelo é um tecido vivo que está em transformação todos os dias. Mas, na rotina do consultório, vejo que a maioria dos pacientes desconhece conceitos fundamentais sobre a fisiologia e o funcionamento dos cabelos, principalmente em relação às suas fases de crescimento, e fica sem entender por que os fios caem.

Se você quer entender mais sobre quais são as fases de crescimento do cabelo e como isso pode explicar os seus problemas capilares, é só conferir o restante do meu post!

Como o cabelo é formado?

Durante o desenvolvimento fetal, cerca de cinco milhões de folículos pilosos surgem em todo o corpo do bebê. Desses milhões de folículos, apenas 100 mil estão presentes no couro cabeludo e dão origem ao cabelo propriamente dito.

Dentro de cada folículo, existe um conjunto de células (bulge) que se multiplicam e dão origem à estrutura do fio, composto de queratina e divido em três camadas: a medula, o córtex e a cutícula.

O número de folículos se mantém o mesmo ao longo da vida, mas novos fios de cabelo são gerados todos os dias à medida que o folículo passa pelas diversas fases do ciclo de crescimento.

Quais são as fases de crescimento do cabelo?

Fase anágena

Também conhecida como fase de crescimento, se caracteriza pela multiplicação das células do bulge e da formação de novas fibras de cabelo, aumentando a extensão do fio. Geralmente, essa fase dura algo entre dois e seis anos. É o tempo de duração dessa fase que determina se os cabelos serão longos ou curtos. pessoas co fase anágena de curta duração não conseguem ter cabelos longos. 

Fase catágena

Na fase catágena, o fio de cabelo se solta da papila capilar mas ainda não se destacou do couro cabeludo. Externamente, é como se o fio ainda crescesse, mas, na verdade, ele só está ficando com a raiz cada vez mais superficial. Essa fase também pode ser chamada de fase de transição e dura cerca de duas semanas.

Fase telógena

A fase telógena é o período de repouso da papila capilar e queda natural do fio de cabelo, durando cerca de três meses no couro cabeludo. Os fios dessa fase são aqueles que saem na sua mão ao toque mais leve, ficam na escova quando você penteia o cabelo ou simplesmente caem no chão ao longo do dia. O número de fios que estão na fase telógena varia muito. Um estudo recente mostrou que a grande maioria das mulheres perde menos de 20 fios de cabelo por dia. 

Como saber em qual fase o meu cabelo está?

Os cabelos estão em todas as fases!!! Como assim??? os cabelos não apresentam sincronicidade de crescimento. Eles são completamente independentes uns dos outros. cada folículo tem seu próprio ciclo e ritmo.

Cerca de 85% dos fios estão na fase anágena (de crescimento). Cerca de 10 a 14% estão na fase telógena (queda) e 1% na fase catágena (de transição). 

O eflúvio telógeno acontece quando uma proporção maior de fios entram rapidamente na fase telógena. 

A expectativa, no entanto, é que haja um equilíbrio entre fases diferentes dos fios, o que garante uma cabeça cheia de cabelos longos e fortes.

Como as fases de crescimento do cabelo se relacionam com a queda capilar?

Quanto menos tempo o folículo passa na fase anágena, mais fraco e curto o fio será, o que pode estar relacionado à falta de nutrientes, a efeitos genéticos, ao estresse ou mesmo ao envelhecimento natural.  

Da mesma forma, quanto mais longa for a fase telógena, maior o número de fios que cairão todos os dias e mais ralo ficará o cabelo.

O que altera essas fases de crescimento?

  • genética;
  • alterações hormonais, como gravidez e menopausa;
  • medicamentos e quimioterapia;
  • estresse;
  • idade;
  • agressores como calor, química, tração e tintura;
  • doenças como alopécia areata e alopécia fibrosante;
  • dieta pobre em nutrientes.

Entendeu tudo sobre as fases de crescimento do cabelo? Compartilhe este post com suas amigas nas redes sociais, para que elas também descubram mais sobre a saúde capilar e para que tenham cabelos sempre lindos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação