Conheça os efeitos prós e contras do uso de secador de cabelos!

4 minutos para ler

É difícil conhecer uma mulher que não faz o uso do secador de cabelos constantemente.E também é maior o número de homens adeptos a esse recurso diariamente.

Tudo isso em prol da estética dos fios. Ao produzir uma onda de vento quente, o secador faz com que a água presente nos fios evapore mais rápido. Usando uma escova conseguimos moldar os fios e deixa-los mais lisos ou com cachos grandes e uniformes. 

No entanto, é preciso ficar atento quanto ao uso inadequado desse equipamento — ele pode ser um vilão e comprometer a saúde dos seus fios. Neste artigo, separei quais são os prós e contras do uso do secador. Continue a leitura e confira como preservar os seus cabelos!

Prós

Evita que você durma com o cabelo molhado

Você já deve ter ouvido falar que dormir com os cabelos molhados faz mal. Sim! O ideal é dormir com os fios secos. A umidade excessiva nos fios cria um ambiente suscetível ao crescimento de fungos e aparecimento de dermatite seborréica. Não tem nada a ver com apodrecer as raízes Ok?! Mas se você precisa lavar seus cabelos à noite, não deixe de secá-los adequadamente. 

Produz o acabamento que você deseja

A grande maioria das pessoas quer ter um cabelo bonito, brilhoso e com um aspecto bem cuidado. Por isso, acabam fazendo o uso do secador de cabelos todos os dias. Junto com uma boa escova de cabelo, ele ajuda a moldar, disciplinar e organizar os fios.

Contras

Resseca os fios

Quando os cabelos são submetidos ao secador, a umidade evapora muito rapidamente. A longo prazo, junto com o trauma da escovação e da tração da raiz, os cabelos podem ficar fracos e ressecados.

Quebra o cabelo

O ar quente proveniente do secador e a tracao da escova podem deixar os cabelos mais quebradiços. Os fios podem perder parte da elasticidade (capacidade fisica de se “esticar” e voltar a posição inicial) porque o centro dos cabelos  (medula) fica desestruturada. Assim a quebra causa a ponta dupla, irregularidade e perda no comprimento dos fios.

Altera a estrutura capilar

Se o secador é utilizado por um tempo prolongado, muito próximo dos cabelos e a uma potência alta, as proteínas do interior do córtex podem ser desnaturada.  Essa desnaturação é um dano irreversível, muito difícil de ser recuperado. Geralmente devemos aguardar e cortar as partes danificadas.

Dicas de como usar o secador de cabelos adequadamente

Para que o ato de secar os cabelos não prejudique os seus fios, separei algumas dicas que devem ser seguidas sempre que você utilizar este equipamento:

  • evite secar os cabelos todos os dias — sempre que possível, lave os cabelos de manhã ou à tarde e os deixe secar naturalmente; Entre secar os fios todos os dias e fazer um processo de disciplina capilar, prefira a segunda opção.
  • aplique uma camada de protetor térmico, um produto que protege os cabelos do calor, antes de utilizar esse equipamento; existem vários no mercado. Eu recomendo muito o “ali in one milk”, da linha OI, da marca italiana Davines. Ele é fluido, tipo spray, a base de urucum e bem leve.
  • posicione o secador de cabelos a uma distância de, no mínimo, 20 centímetros dos fios, para que os cabelos não sejam aquecidos exageradamente;
  • mantenha o secador sempre em movimento, para que o ar quente não seja direcionado para a mesma região dos cabelos por longos períodos de tempo;
  • compre um secador com potência menor, que produz mais vento e atinge temperaturas inferiores — estudos indicam que a exposição acima de 200 graus Celsius produz danos em todos os tipos de cabelo;
  • invista em um secador Dyson que, além de todas as características citadas acima, ainda é mais silencioso que as outras opções no mercado;
  • para pessoas com cabelos tingidos, descoloridos ou com qualquer outro tipo de tratamento químico, todas as orientações devem ser seguidos com ainda mais disciplina, devido à maior fragilidade dos fios.

O uso do secador de cabelos pode trazer tanto benefícios como efeitos negativos para o seu cabelo: tudo depende da forma que você o utiliza. Portanto, tome todos os cuidados indicados. Assim, você protege os seus fios e garante que vai usufruir dele com menos dano para os fios! Invista também na terapia capilar da Clínica do cabelo Regis e Maia! Estamos preparados para recuperar os cabelos danificados!

Agora, que tal deixar um comentário no post contando a sua experiência com o secador de cabelos? Deixe aqui o seu relato e ajude outras pessoas!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This