Conheça os efeitos prós e contras do uso de secador de cabelos!

4 minutos para ler

É difícil conhecer uma mulher que não faz o uso do secador de cabelos constantemente.E também é maior o número de homens adeptos a esse recurso diariamente.

Tudo isso em prol da estética dos fios. Ao produzir uma onda de vento quente, o secador faz com que a água presente nos fios evapore mais rápido. Usando uma escova conseguimos moldar os fios e deixa-los mais lisos ou com cachos grandes e uniformes. 

No entanto, é preciso ficar atento quanto ao uso inadequado desse equipamento — ele pode ser um vilão e comprometer a saúde dos seus fios. Neste artigo, separei quais são os prós e contras do uso do secador. Continue a leitura e confira como preservar os seus cabelos!

Prós

Evita que você durma com o cabelo molhado

Você já deve ter ouvido falar que dormir com os cabelos molhados faz mal. Sim! O ideal é dormir com os fios secos. A umidade excessiva nos fios cria um ambiente suscetível ao crescimento de fungos e aparecimento de dermatite seborréica. Não tem nada a ver com apodrecer as raízes Ok?! Mas se você precisa lavar seus cabelos à noite, não deixe de secá-los adequadamente. 

Produz o acabamento que você deseja

A grande maioria das pessoas quer ter um cabelo bonito, brilhoso e com um aspecto bem cuidado. Por isso, acabam fazendo o uso do secador de cabelos todos os dias. Junto com uma boa escova de cabelo, ele ajuda a moldar, disciplinar e organizar os fios.

Contras

Resseca os fios

Quando os cabelos são submetidos ao secador, a umidade evapora muito rapidamente. A longo prazo, junto com o trauma da escovação e da tração da raiz, os cabelos podem ficar fracos e ressecados.

Quebra o cabelo

O ar quente proveniente do secador e a tracao da escova podem deixar os cabelos mais quebradiços. Os fios podem perder parte da elasticidade (capacidade fisica de se “esticar” e voltar a posição inicial) porque o centro dos cabelos  (medula) fica desestruturada. Assim a quebra causa a ponta dupla, irregularidade e perda no comprimento dos fios.

Altera a estrutura capilar

Se o secador é utilizado por um tempo prolongado, muito próximo dos cabelos e a uma potência alta, as proteínas do interior do córtex podem ser desnaturada.  Essa desnaturação é um dano irreversível, muito difícil de ser recuperado. Geralmente devemos aguardar e cortar as partes danificadas.

Dicas de como usar o secador de cabelos adequadamente

Para que o ato de secar os cabelos não prejudique os seus fios, separei algumas dicas que devem ser seguidas sempre que você utilizar este equipamento:

  • evite secar os cabelos todos os dias — sempre que possível, lave os cabelos de manhã ou à tarde e os deixe secar naturalmente; Entre secar os fios todos os dias e fazer um processo de disciplina capilar, prefira a segunda opção.
  • aplique uma camada de protetor térmico, um produto que protege os cabelos do calor, antes de utilizar esse equipamento; existem vários no mercado. Eu recomendo muito o “ali in one milk”, da linha OI, da marca italiana Davines. Ele é fluido, tipo spray, a base de urucum e bem leve.
  • posicione o secador de cabelos a uma distância de, no mínimo, 20 centímetros dos fios, para que os cabelos não sejam aquecidos exageradamente;
  • mantenha o secador sempre em movimento, para que o ar quente não seja direcionado para a mesma região dos cabelos por longos períodos de tempo;
  • compre um secador com potência menor, que produz mais vento e atinge temperaturas inferiores — estudos indicam que a exposição acima de 200 graus Celsius produz danos em todos os tipos de cabelo;
  • invista em um secador Dyson que, além de todas as características citadas acima, ainda é mais silencioso que as outras opções no mercado;
  • para pessoas com cabelos tingidos, descoloridos ou com qualquer outro tipo de tratamento químico, todas as orientações devem ser seguidos com ainda mais disciplina, devido à maior fragilidade dos fios.

O uso do secador de cabelos pode trazer tanto benefícios como efeitos negativos para o seu cabelo: tudo depende da forma que você o utiliza. Portanto, tome todos os cuidados indicados. Assim, você protege os seus fios e garante que vai usufruir dele com menos dano para os fios! Invista também na terapia capilar da Clínica do cabelo Regis e Maia! Estamos preparados para recuperar os cabelos danificados!

Agora, que tal deixar um comentário no post contando a sua experiência com o secador de cabelos? Deixe aqui o seu relato e ajude outras pessoas!

Posts relacionados

2 thoughts on “Conheça os efeitos prós e contras do uso de secador de cabelos!

  1. This is the correct weblog for anybody who wants to find out about this topic. You realize a lot its almost hard to argue with you (not that I actually would want匟aHa). You definitely put a brand new spin on a subject thats been written about for years. Nice stuff, just great!

  2. I simply wanted to make a brief comment so as to thank you for all the nice steps you are showing at this website. My long internet lookup has at the end been paid with reasonable details to exchange with my friends and classmates. I ‘d believe that most of us readers are quite lucky to exist in a very good site with very many brilliant people with insightful strategies. I feel quite lucky to have encountered your entire web pages and look forward to some more amazing moments reading here. Thanks once more for everything.

Deixe uma resposta

Share This