cronograma-capilar-descubra-o-que-e-e-como-fazer.jpeg

Cronograma capilar: descubra o que é e como fazer?

As alterações químicas nos cabelos estão cada vez mais presentes no cenário brasileiro. Desde 1990, as escovas progressivas e outros tratamentos ganharam notoriedade no mercado, visto que garantem o sonho de ter o cabelo liso. No entanto, em função dos diversos produtos químicos utilizados, os fios ficam danificados e trazem consequências negativas para o dia a dia da mulher.

Nesse sentido, para reparar os danos causados e dar ao cabelo mais força e saúde, desenvolveu-se o cronograma capilar: um programa de poucas semanas para recuperar os nutrientes e vitaminas no cabelo. Continue lendo para saber mais!

O que é o cronograma capilar?

É sabido que o nosso cabelo sofre diretamente com a ação de agentes externos como os raios solares, a poluição, o cloro da piscina e os procedimentos químicos. De acordo com uma pesquisa realizada na Universidade de São Paulo, esses tratamentos podem modificar a estrutura interna dos fios, prejudicando o cabelo e resultando na queda dele, por exemplo.

Por isso, ter uma rotina de cuidados com as madeixas é essencial para mantê-las bem resistentes, e é isso que o cronograma capilar pretende. Com etapas de hidratação, nutrição e reconstrução, o tratamento aparece como uma excelente solução para auxiliar os cabelos danificados.

Seu objetivo é intercalar diferentes procedimentos para dar brilho e força aos seus fios, restaurando a saúde capilar. Ainda, ele é indicado para todos os tipos de cabelo e pode ser feito na comodidade da sua casa, sendo perfeito para quem tem uma rotina corrida.

Como ele funciona?

Para facilitar a sua compreensão, separei as três etapas do cronograma, explicando suas principais características e por que são tão importantes. Confira!

Nutrição

Todo e qualquer cabelo precisa de lipídios para protegê-lo, pois eles criam uma camada protetora que alinha as cutículas, deixando os fios mais flexíveis e macios. Com a exposição a elementos naturais e químicos, essa proteção se perde, permitindo o ressecamento.

A nutrição, então, consiste em repor os lipídios através do uso de óleos vegetais e cremes hidratantes. Nesse sentido, é a etapa ideal para quem tem tendência ao ressecamento ou já convive com ele.

Hidratação

Capaz de diminuir a quebra dos fios, essa fase é a principal no cronograma. Afinal, como o próprio nome aponta, ela consiste em repor a água e os nutrientes, devolvendo a maciez aos fios.

Sua aplicação é muito simples, indico o investimento em uma máscara concentrada, para ser usada durante o banho, logo após o shampoo e antes do condicionador. Se o seu cabelo ainda estiver muito ressecado, você pode adicionar algumas gotas de óleo de argan para potencializar o procedimento.

Reconstrução

Assim como as madeixas precisam de lipídios para manter sua força, elas também necessitam de proteínas para deixá-las saudáveis. A reconstrução é indicada principalmente para quem sofre com cabelos quebradiços, finos e porosos, como consequências do uso de produtos químicos.

No entanto, é um tratamento muito intenso, visto que atua na reposição da queratina para recuperar a massa capilar perdida. Por isso, tome cuidado para realizá-lo sempre após a hidratação ou nutrição.

Como organizar o seu?

Para saber como planejar o seu cronograma, é preciso ter em mente que cada cabelo é único, e você deve priorizar o que o seu necessita. Por exemplo, você sente que ele está muito quebradiço, ressecado, com pontas duplas e fino? Então você precisa de um tratamento mais intenso durante um mês, como este:

  • 1ª semana: hidratação, nutrição e reconstrução;
  • 2ª semana: nutrição, hidratação e nutrição;
  • 3ª semana: hidratação, nutrição e reconstrução;
  • 4ª semana: hidratação, hidratação e nutrição.

Respeitando sempre o intervalo de 48 horas para a mudança de etapa, seus fios ficarão mais fortes e você poderá se sentir mais confiante com o seu cabelo.

O cronograma capilar auxilia no processo de fortalecimento dos fios e da autoestima da mulher de uma maneira prática, adequando-se a qualquer rotina. Com o aspecto mais bonito e bem cuidado, os cabelos trazem confiança para o dia a dia, garantindo mais saúde e bem-estar.

E então, gostou do post? Gostaria de receber artigos como este na sua caixa de e-mail? Então assine minha newsletter para não perder nenhuma atualização!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação