cronograma capilar para cabelo alisado cronograma capilar para cabelo alisado

Como montar um cronograma capilar para cabelo alisado? Saiba aqui!

3 minutos para ler

Por acaso você já passou pela situação de utilizar um produto para o cabelo alisado, que inicialmente tem um resultado bonito, mas depois parece que os fios não reagem mais ao tratamento? Isso acontece, em parte, porque falta um cuidado contínuo. É nesse sentido que é importante adotar um cronograma capilar para cabelo alisado.

Trata-se de uma rotina de cuidados que permite manter os cabelos sempre saudáveis, fortes e com mais brilho por mais tempo. Essa rotina tem uma série de etapas que devem ser seguidas cuidadosamente.

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este texto e conheça algumas etapas do cronograma capilar. Por fim, descubra como colocá-lo em prática. Confira!

Conheça as etapas do cronograma capilar

O cronograma capilar pode ser dividido basicamente em três etapas. A primeira delas é a hidratação, que tem o objetivo de combater a opacidade dos fios, deixando-os mais brilhantes e macios.

A segunda etapa é a nutrição. Ela se propõe a trazer mais vida e movimento ao cabelo, reduzindo o frizz.

A terceira etapa é a reconstrução capilar, que tem como objetivo recuperar a saúde dos fios, restaurando os danos provocados na fibra capilar. Essas etapas podem ter ordem alternada a partir da necessidade do seu cabelo.

Faço o teste de porosidade

Uma maneira de saber qual a etapa mais importante no cronograma capilar para cabelo alisado é fazer o teste da porosidade. Trata-se de um procedimento simples que pode ser feito inclusive em casa, sem ajuda de algum profissional.

O teste de porosidade consiste em arrancar ou cortar um pedaço do fio de cabelo, preferencialmente as pontas. Em seguida, coloque o fio do cabelo dentro de um copo d’água. Espere por volta de 2 minutos e verifique o comportamento do fio no copo:

  • se estiver boiando: é sinal de que seu cabelo tem porosidade baixa e precisa apenas de uma leve hidratação;
  • se estiver na metade do copo: seu cabelo está com porosidade mediana e requer um investimento pesado em nutrição capilar;
  • se estiver no fundo do copo: a porosidade é muito alta, o que requer uma reconstrução capilar.

Saiba colocar em prática o cronograma capilar

Com base no resultado do teste de porosidade, é importante implementar uma periodicidade para o tratamento do seu cabelo.

Geralmente, o cronograma capilar dura quatro semanas. Para cada semana, são utilizadas as três etapas, predominando aquela de que seu cabelo mais precisa. Por exemplo, na primeira semana, você pode fazer hidratação, depois nutrição e, no fim da semana, a reconstrução. É importante dar um intervalo de 48 horas para cada etapa.

Essas foram as informações sobre cronograma capilar para cabelo alisado. Por fim, saiba que, tão importante quanto cuidar dos cabelos, é dar atenção à pele. Nesse sentido, é fundamental também criar um cronograma de tratamento da pele, principalmente, para evitar o ressecamento. Assim, tente descobrir como está a saúde da sua pele e busque tratá-la continuamente.

Quer ficar por dentro de novidades para a saúde do seu cabelo e da sua pele? Curta nossa página no Facebook!

Posts relacionados
Share This