descolorir-o-cabelo-quais-cuidados-voce-deve-ter-para-evitar-danificar-os-fios.jpeg

Descolorir o cabelo: quais cuidados você deve ter para evitar danificar os fios?

Quem nunca quis clarear o tom dos cabeloso ou ficar loira? O tom que faz sucesso entre mulheres de todas as idades, é lindo, mas o processo de descolorir o cabelo é agressivo e deve ser feito com cuidado para causar o mínimo de danos aos fios.

É preciso escolher um profissional bem preparado, que utilize materiais de qualidade, além de tomar muito cuidado com o cabelo antes, durante e depois de descolorir. Mas não se preocupe: vamos fazer um passo a passo para descomplicar tudo isso!

O processo de descolorir o cabelo

Ao fazer uma descoloração, a escama protetora do fio (cutícula) é “aberta” para a retirada da melanina, e, junto dela, o cabelo perde também um pouco de sua massa e muitos nutrientes (cimento intercelular). Na verdade ocorre um inchaço dessas fibras, que ficam bem permeáveis.

Por isso, é essencial que o seu cabelo seja avaliado por um profissional antes de ser descolorido, para que ele se certifique de que os fios estão saudáveis. Caso contrário, eles poderão ficar elásticos e enfraquecidos após a descoloração. 

Antes de descolorir

Você deve confiar no trabalho do seu cabeleireiro. Ele tem que avaliar a resistênciados fios, testar a elasticidade e resistência dos mesmos.  O teste de mecha também é bem vindo antes ou no dia da coloração, para alcançar o tom desejado com a certeza de que não teremos quebra química.  Caso seus cabelos não passem no teste de mechas ou não tenham resistência suficiente, desista do procedimento por enquanto e reforce a nutrição e restruturação dos fios. 

Se tudo estiver ok, na semana anterior à descoloração, você deve preparar os fios para receber a química. Faça uma rotina de reconstrução lipídica e umectação. É essencial que os cabelos “entrem” na química na melhor condição possível. 

É recomendável fazer a descoloração com o cabelo sujo e seco, porque a oleosidade natural do couro cabeludo irá protegê-lo dos produtos utilizados. 

Durante o procedimento

O primeiro passo ao descolorir o cabelo é fazer um teste de mecha. Esse teste é necessário para saber como o seu cabelo reagirá ao produto e quanto tempo será necessário para alcançar o tom desejado. O cabeleireiro separa uma pequena quantidade de cabelo, que tenha representatividade, e aplica ali a mesma sequência que pretende seguir no restante dos fios. Anota o tempo necessário para alcançar o resultado e testa a qualidade dos fios ao final do procedimento. Se tudo der certo, os cabelos estão aprovados para serem descoloridos. 

Tenha certeza de que seu cabeleireiro escolheu produtos de qualidade e não muito fortes.  A água oxigenada com volume alto, apesar de descolorir o cabelo mais rapidamente, agride muito a saúde dos fios. O ideal é ficar entre 20 e 30 volumes, no máximo. 

Ao finalizar a descoloração, hidrate o cabelo logo em seguida, para que ele já comece a se recuperar dos danos sofridos.

Depois da descoloração

Quem tem cabelo descolorido sabe: a nutrição é a sua melhor amiga. Agora que você descoloriu seus fios, crie o hábito de aplicar uma máscara hidratante pelo menos uma vez por semana. Produtos com queratina devem ser utilizados com cautela para não causar endurecimento dos fios. Óleos e manteigas orgânicos, sem sulfatos e parabenos, devem ser aplicados uma noite por semana no comprimento e pontas. E os protetores térmicos antes da escova e piastra são mandatórios.  

Na descoloração, o dano oxidativo é inerente ao processo. Para clarear os cabelos temos que “destruir” a melanina. E infelizmente outras partes dos fios também são danificadas. As pontas duplas podem aparecer para acabar com a festa. Não deixe de aparar e manter o corte sempre lindo!

E para garantir que o seu loiro esteja sempre no tom desejado, faça o uso de xampu roxo a cada quinze dias e de xampu e condicionador com o pH entre 5 e 6.

Gostou das minhas dicas? Conte-me como está a saúde do seu cabelo loiro e quais são os cuidados essenciais que você toma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação