descubra-o-que-e-dht-e-qual-a-sua-relacao-com-a-calvicie.jpeg

Descubra o que é DHT e qual a sua relação com a calvície

A calvície é um problema comum que atinge homens e mulheres. Segundo a Academia Americana de dermatologia 1 a cada 5 mulheres é afetada. Sabemos que existe uma tendência genética (que pode ser muito forte) mas alguns fatores podem contribuir e acelerar o processo. Entre eles, os hormônios masculinos.

Você sabe qual é a verdadeira influência dos hormônios masculinos na calvície? Acompanhe nosso post e descubra mais sobre esse assunto.

O que é DHT?

A Dihidrotestosterona (DHT) é conhecida como uma forma mais “ativas” da testosterona, hormônio que predomina no sexo masculino. A testosterona é convertida no organismo em dihidrotestosterona, que é muito mais potente. Quando produzida em grande quantidade, administrada (injetável) ou quando a sensibilidade do organismo é muito grande (receptores muito ávidos), podemos nos deparar com manifestações indesejáveis. 

Esse hormônio é responsável pelas características masculinas e existe tanto em homens quanto mulheres. Ele é responsável pela produção da barba, pelos no tórax e dorso, formação da genitália externa masculina, etc. Também estimula a produção de secrção pelas glândulas sebáceas e pode provocar a miniaturização dos fios no couro cabeludo , a alopecia androgenética. 

Como a DHT causa a calvície?

A DHT não tem receptores em todos os pelos do corpo. em alguns locais ela pde estimular o crescimento e aumento da espessura dos mesmo. Em outros locais, como no couro cabeludo, ela pode provocar uma diminuição de tempo da fase anágena (fase de crescimento do fio), que passa a ficar mais curto e menor. Ao longo dos anos esses fios tendem a desaparecer o couro cabeludo fica mais exposto. 

O que inibe a DHT?

Existem tratamentos medicamentosos, substâncias naturais presentes em alimentos e suplementos que podem inibir a produção desse hormônio no corpo humano. São eles:

Finasterida 

O popular remédio para a calvície foi usado pela primeira vez para problemas de próstata. Só então, descobriu-se que também funciona contra a perda de cabelo. Antigamente era usado com muita liberdade. Hoje a indicação é muito cuidadosa e personalizada e exames de sangue devem ser feitos semestralmente para acompanhar a função do fígado e testículos. Em alguns casos solicitamos a confecção de um espermograma antes de iniciar a droga. 
 
Saw Palmetto
Também conhecido como sabal, é uma erva que bloqueia o DHT como a finasterida. É um fitoterápico e tem uma ação bem discreta. Pode ser usado por homens e mulheres na dose que varia de 250 a 450mg. 
 
Soja 
Muito conhecida na cultura oriental, a soja é muito utilizada no climatério e menopausa. apesar de não diminuir muito os hormônios masculinos, a soja pode mimetizar os hormônios femininos e ajudar no crescimento dos fios
 
A alta produção desse hormônio pode estar relacionada a alimentos como tribulus terrestris e maca peruana, além da injeção de hormônios anabolizantes. É importante que os indivíduos que sofrem de calvície entendam que a grande maioria dos casos podem ser revertidos até certo ponto, com a ajuda de um profissional capacitado e responsável. Não deixe que sua auto estima e saúde mental sejam afetadas por isso!
Essas informações foram úteis? Agora que você já sabe o que é DHT, siga as nossas redes sociais para mais conteúdos exclusivos! Estamos no Facebook e Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação