Detox do couro cabeludo: por que devo fazer esse procedimento?

3 minutos para ler

O excesso de oleosidade no cabelo pode trazer diversos problemas. Por isso, é fundamental tomar muito cuidado com a limpeza capilar e estabelecer medidas que garantam a higiene do local. O “detox do couro cabeludo” é uma das melhores opções para evitar caspas, oleosidade e suas consequências.

 A sujidade do couro cabeludo pode ser causada pelo aumento do suor, pelas poluição das cidades ou pelo excesso de cosméticos utilizados no couro cabeludo. É muito importante eliminar as impurezas para ter fios mais fortes e brilhantes.

Neste post, vou mostrar a importância do detox do couro cabeludo. Confira!

Quais problemas a oleosidade pode causar?

A oleosidade é um dos principais inimigos do couro cabeludo. Para diminuir esse problema, é essencial tomar pequenas medidas que vão fazer toda a diferença no dia a dia e deixar os fios mais encorpados e saudáveis. Caso contrário, ela pode provocar uma aparência de cabelo “molhado” e sujo. 

Além disso, essa falta de cuidado aumenta as chances de surgimento da dermatite seborréica, problema que atinge cerca de 40% dos brasileiros. Mas não pense que ela surge apenas quando as temperaturas estão altas.

De acordo com um estudo feito pelo British Journal of Dermatology, um dos canais de comunicação mais relevantes do mundo sobre o mundo dermatológico, pesquisadores da Holanda descobriram que a chance de uma pessoa ter caspa no inverno é duas vezes maior do que no verão

O combate e o equilíbrio da oleosidade são essenciais para a manutenção do microbioma capilar. É importante tomar muito cuidado com a limpeza e higiene constante dessa região para evitar problemas que podem afetar a saúde dos cabelos e sua autoestima.

Como o detox capilar pode ajudar?

Primeiramente, você sabe o que é o detox capilar? Esse processo tem como objetivo principal eliminar as impurezas, as células mortas e algumas químicas e toxinas que podem estar presentes na região. Trata-se de um procedimento de limpeza por meio do uso de produtos com ativos de origens naturais, exfoliantes químicos e físicos.

Além de reduzir a oleosidade, o processo faz uma limpeza profunda, tem uma ação antioxidante leve, equilibra o microbioma do couro cabeludo e facilita a permeabilidade dos princípios ativos utilizados nos tratamento das alopecias. Ele pode ser feito em diversos lugares, até em casa. Contudo, indico que o procedimento seja realizado em um med spa com auxílio de terapeutas capilares experientes.  

Qual a periodicidade ideal para fazer o detox capilar?

A frequência do “detox capilar” é subjetiva. Em casa devemos manter o uso de shampoos com algum princípio ativo terapêutico, como pitirionato de zinco, ciclopiroxamina ou sulfeto de selênio. O detox, com peeling e esfoliação, também é bem-vindo e pode ser feito semanalmente ou até mensalmente de acordo com recomendação dermatológica.

Cada couro cabeludo tem uma característica diferente. Para conhecer melhor essa região do seu corpo, o ideal é procurar a avaliação de um profissional dermatologista. Após essa consulta, caso seja indicado, é muito importante realizar o detox do couro cabeludo com profissionais de confiança.

Conseguiu entender melhor sobre os benefícios e a importância de realizar um detox do couro cabeludo? Então, deixe um comentário neste post com a sua opinião sobre o assunto e seus cuidados com a higiene capilar. Eu vou adorar saber!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This