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Entenda os benefícios da vitamina D para seus cabelos e sua saúde!

​A vitamina D é um hormônio esteróide lipossolúvel fundamental para o bom funcionamento do organismo. Ela regula a absorção de fósforo e cálcio, o que resulta no equilíbrio das funções cerebrais, no fortalecimento dos ossos, dos dentes e dos músculos e no reforço do sistema cardiovascular.

A deficiência de vitamina D pode causar diversos problemas e doenças, entre eles: baixa imunidade, osteoporose, além de fraqueza nas unhas e cabelos. Quer saber mais sobre os benefícios da vitamina D? Continue lendo esse post e confira!

Benefícios da vitamina D

Preserva o coração 

Segundo pesquisadores da Universidade de Leeds, na Grã-Bretanha a vitamina D atua no controle das contrações musculares cardíacas, o que é essencial para o bombeamento do sangue para todo o corpo. Um estudo recente mostrou melhora da função de ejeção em pacientes com insuficiência cardíaca.

Um malefício da falta de vitamina D é o acúmulo de cálcio nas artérias, o que contribui para a formação de placas e, consequentemente, o desenvolvimento de doenças cardiovasculares diversas. Isso é uma possibilidades com muitas evidências recentes.

Previne e contribui para o tratamento do câncer

A carência de vitamina D viabiliza o surgimento de 17 tipos de câncer, entre esses melanomas, câncer de próstata e de mama. Além disso, níveis adequados desse elemento favorecem a autodestruição das células cancerosas.

Importante para a gestação

No primeiro trimestre de gravidez, a falta de vitamina D pode suscitar abortos. Nos casos em que há abortos múltiplos no início da gestação, pode haver rejeição da mãe para a implantação do embrião. A vitamina pode resolver esse problema atuando no sistema imunológico. 

Deixa os cabelos mais bonitos e saudáveis

A vitamina D é fundamental para a beleza e saúde dos cabelos. Ela age na manutenção das células do couro cabeludo, o que garante madeixas muito mais viçosas e macias. Além disso, por influenciar na regulação dos níveis de cálcio e fósforo no corpo, promove a saúde capilar.

Já a deficiência de vitamina D pode intervir no crescimento dos fios, além de deixá-los quebradiços e suscetíveis à queda.

Obtenção da vitamina D

Alimentação

Os alimentos que contêm a substância são os de origem animal. Contudo, é importante ingeri-los com moderação, já que tais provimentos apresentam grande quantidade de gordura saturada, o que pode ocasionar doenças vasculares. Entre as opções, estão o atum, a sardinha, o ovo, o queijo, os peixes e a carne bovina.

Embora a absorção de vitamina D possa também ser realizada por meio da alimentação, somente essa opção não é suficiente para suprir os níveis necessários da substância do organismo. Por isso, é necessário apropriar-se de outros meios para tal objetivo.

Luz solar

O sol é muito importante para a conversão da vitamina d em uma forma ativa. Ele não facilita a absorção como muitos acreditam. Para quem não possui deficiência da vitamina d, recomenda-se a exposição ao sol por 15 minutos diários, como forma de prevenção. No entanto esse tempo é completa mente variável, porque o nível de radiação varia de uma cidade para outra e da quantidade de nuvens e poluição na atmosfera. Além disso o sol aumenta a chance de câncer de pele, manchas, flacidez e melasma. Então o melhor é suplementar com cápsulas ou gotinhas mesmo. Deixe o sol para momentos recreativos!

Para quem já apresenta carência do elemento também recomendo o uso de suplemento, em doses bem maiores (50.000UI por semana). Ou injetável (600.000UI).

Suplementação

Essa alternativa é sempre indicada. No entanto, tal opção deve ser realizada com indicação médica, de acordo com a dosagem plasmática. Obter vitamina D sem necessidade pode ser tóxico para o organismo, acarretando na sobrecarga dos rins e das artérias, além de favorecer a deposição de cálcio.  

A suplementação pode ser oral ou injetável, de acordo com a determinação do profissional de saúde. Durante o tratamento, é importante manter uma dieta balanceada e se hidratar.

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