Entenda os benefícios da vitamina D para seus cabelos e sua saúde!

8 minutos para ler

A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel fundamental para o bom funcionamento do organismo. Ela regula a absorção de fósforo e cálcio, resultando no equilíbrio das funções cerebrais, no reforço do sistema cardiovascular e no fortalecimento dos ossos, dentes e músculos, além de fazer parte do grupo que inclui as melhores vitaminas para os cabelos.

A deficiência desse composto no corpo pode causar diversos problemas e doenças, como baixa imunidade, osteoporose, fraqueza nas unhas e cabelos, entre outros. Então, quer saber mais sobre esses benefícios da vitamina D? É só continuar lendo!

Os benefícios da vitamina D

Todos os nutrientes oferecem benefícios à saúde e ao bem-estar de um indivíduo, e com a vitamina D não é diferente. Suas propriedades ajudam a fortalecer os sistemas de defesa do corpo, além de prevenir muitas patologias. Confira, a seguir, as principais funções dessa vitamina no corpo humano!

Preserva o coração

A vitamina D atua no controle das contrações do miocárdio, o que é essencial para o bombeamento do sangue para todo o corpo. Além disso, foi descoberta uma melhora da função de ejeção em pacientes com insuficiência cardíaca.

Nesse mesmo sentido, a falta de vitamina D pode causar um acúmulo de cálcio nas artérias, contribuindo para a formação de placas e, consequentemente, o desenvolvimento de doenças cardiovasculares diversas — uma possibilidade que vem ganhando força com muitas evidências recentes.

Contribui para a prevenção e o tratamento do câncer

A carência de vitamina D também viabiliza o surgimento de alguns tipos de câncer, entre esses os melanomas, o câncer de próstata e o de mama, enquanto a sua ingestão em níveis adequados favorece a autodestruição das células cancerosas. Não é um milagre mas favorece a saúde sim!

É importante para a gestação

Durante os primeiros três meses da gravidez, a ausência de vitamina D pode suscitar abortos. E, nos casos em que há abortos múltiplos no início da gestação, pode haver rejeição da mãe para a implantação de um novo embrião. Assim, como essa vitamina tem grande atuação no sistema imunológico, sua ingestão pode colaborar para resolver esse problema. isso é uma possibilidade mas não vamos dar mole! mantenha sempre sua vitamina D alta com uso de suplementação adequada! Nada de sol para aumentara a vitamina D!

Deixa os cabelos mais bonitos e saudáveis

Como muitos sabem, essa é uma das melhores vitaminas para os cabelos, fundamental para a beleza e saúde dos fios.

Ela age diretamente na manutenção das células do bulge, garantindo madeixas muito mais sadias e macias. Além disso, por influenciar na regulação dos níveis de cálcio e fósforo no corpo, ela ajuda a promover a saúde capilar, da pele e das unhas A sua deficiência, por outro lado, pode intervir no crescimento dos fios e deixá-los quebradiços, suscetíveis à queda.

Como obter a vitamina D

Agora que você entende a significância desse nutriente para assegurar uma vida saudável, é importante saber também como garantir que o seu corpo tenha acesso à vitamina D. Vejamos, então, as principais formas de obtenção desse composto.

Alimentação

Os alimentos que contêm a vitamina D são os de origem animal, mas é importante ingeri-los com moderação, já que eles apresentam grande quantidade de gordura saturada, o que pode ocasionar doenças vasculares. Entre as opções estão o atum, a sardinha, o ovo, o queijo, os peixes e a carne bovina. O melhor é sempre procurar auxilio de um nutricionista para que ele te ensine a comer e não simplesmente te dar um cardápio “engessado”.

Vale dizer, contudo, que embora essa absorção de vitamina D possa ser realizada por meio da alimentação, somente essa opção não é suficiente para suprir os seus níveis necessários no organismo. É preciso, portanto, vale-se também de outros meios.

Luz solar

O sol não facilita a absorção da vitamina D, como muitos acreditam, mas é muito importante para a sua conversão em uma forma ativa.

Para quem não apresenta a deficiência desse composto, já se recomendou no passadouma exposição de 15 minutos diários, como forma de prevenção. Esse tempo, no entanto, é completamente variável, porque o nível de radiação muda de uma cidade para outra, muda com a quantidade de roupa que usamos, muda de acordo com a cor da pele e com a quantidade de nuvens e poluição na atmosfera. É uma DOSE COMPLETAMENTE ARBITRÁRIA!!!! Além disso, junto com a vitamina D, o sol em excesso aumenta a chance de câncer de pele, manchas, flacidez e melasma. É MUITO MAIS INTELIGENTE INGERIR UMA CÁPSULA DE VITAMINA D POR SEMANA OU POR MÊS DO QUE “PEGAR SOL”!!!!

Para quem tem carência do elemento, é recomendado o uso de suplementação, em doses bem maiores (50.000 UI por semana), ou injetável (600.000 UI). Deixe o sol para momentos recreativos sempre com muito filtro solar na face e no corpo!

Complementação

Essa alternativa é a melhor. Mas quanto!???Ela deve ser decidida pelo médico de acordo com a dosagem plasmática. Obter vitamina D sem necessidade pode ser tóxico para o organismo, acarretando na sobrecarga dos rins e das artérias, além de favorecer a deposição de cálcio.

Essa suplementação pode ser oral ou injetável, de acordo com a determinação do profissional de saúde. É interessante lembrar, também, que durante o tratamento é importante manter uma dieta balanceada e bem hidratada.

A importância das vitaminas para a saúde capilar

Você, certamente, já ouviu falar (e continuará ouvindo) que uma alimentação balanceada é fundamental para garantir a saúde. Afinal, com um organismo bem nutrido, todos os órgãos do corpo funcionam de maneira mais eficiente, e a pele, as unhas e o cabelo passam a ter uma melhor aparência.

Pessoas que costumam sofrer com descamação e fios quebradiços, sem vida ou brilho — e que não conseguem reverter a situação ainda que cuidem muito bem dos cabelos — podem precisar de uma reavaliação na sua rotina alimentar. Se esse é o seu caso, vale a pena conhecer as melhores vitaminas para os cabelos (além da D), bem como os minerais que podem contribuir para a saúde capilar, de maneira natural.

H-biotina

A H-biotina é um tipo de vitamina hidrossolúvel que faz parte do complexo B. Uma de suas principais funções é atuar na produção de queratina — que, por sua vez, está entre os componentes essenciais para a formação capilar.

O seu consumo frequente ajuda a manutenção dos fios, prevenindo a queda excessiva e aumentando a elasticidade. Para incluí-la na alimentação, basta organizar o cardápio com alimentos como banana, gema de ovo, fígado, aveia, farinha de soja, nozes, semente de girassol, entre muitos outros. As unhas também ficam mais rígidas! não dosamos a biotina de maneira rotineira.

Zinco

O zinco contribui para a manutenção do sistema endócrino, oferecendo mais equilíbrio. Esse mineral pode ser encontrado em tubérculos, carnes, ostras, castanhas, oleaginosas e grãos integrais. Além disso, é possível consumir suplementos com esse nutriente, facilitando a sua regulação no organismo.

Silício

Foram realizadas pesquisas recentes em território brasileiro que indicam a qualidade do ácido ortossilícico (também conhecido como silício orgânico) quando estabilizado em colinas. Desse modo, o seu efeito se dá no fortalecimento e no aumento da resistência e elasticidade das células capilares.

Os alimentos com um bom teor de silício são as oleaginosas, a soja, a cevada e alguns legumes, como o repolho, a abóbora, a cenoura e o pepino. Também é possível encontrá-lo em frutas como a maçã, a manga e a banana.

Enfim, como você pôde perceber, as melhores vitaminas para os cabelos podem ser encontradas tanto em alimentos, quanto em suplementos vitamínicos. Entretanto, é sempre bom ressaltar a importância de uma orientação médica para recomendar as doses adequadas para o seu organismo, pois cada caso tem suas especificidades.

Gostou da leitura? Se quiser receber mais conteúdos como este, basta assinar a minha newsletter para ficar por dentro de todas as novidades relacionadas aos cuidados dermatológicos!

Posts relacionados

643 thoughts on “Entenda os benefícios da vitamina D para seus cabelos e sua saúde!

  1. Pow, muito bom seu conteúdo! Já Pensou em Atrair Mais
    Pessoas para Lerem Suas Postagens? Por que ainda não
    inseriu os Banners da plataforma do ‘Trafego Para Site’
    (TPS) aqui nas suas Páginas? Descubra, Sem Compromisso,
    a Solução GRATUITA Para Atrair Visitantes Reais através da
    Plataforma ‘TrafegoParaSite com br’ ou pesquise no Google
    por ‘PortaLHeRo Como fazer Marketing Digital’ e irá
    encontrar! Vale a Pena Trazer Mais Pessoas pra Ler Sua
    Matéria, Ficou Show!

  2. Muito bom seu conteúdo! Vale a Pena Trazer Mais Pessoas
    pra Ler Sua Matéria, Ficou Show! Atraia Mais Pessoas para
    Lerem Aqui Suas Postagens! Comece Usar a plataforma
    GRATUITA do ‘TrafegoParaSite com br’ ou pesquise no
    Google por ‘PortaLHeRo Como fazer Marketing Digital’ e irá
    encontrar! Fica a dica pra vcs ai e seus leitores, obg

  3. Era isso que estava procurando! Quero deixar minha
    sugestão de melhoria para o crescimento do número de
    visitantes reais do seu site. Leia a matéria completa que o
    PortaL HeRo fez sobre Marketing Digital e fique sabendo
    Como Solucionar os desafios para alcançar seu público alvo
    e aumentar o número de seus possíveis novos clientes.
    Leitura dinâmica e Gratuita! Vale a pena conferir!