fazer luzes no cabelo fazer luzes no cabelo

Quer fazer luzes no cabelo? Descubra quais os principais cuidados a tomar!

3 minutos para ler

O cabelo é uma parte muito importante de nosso corpo, diretamente relacionado à nossa qualidade de vida e à autopercepção. Os procedimento estéticos capilares sempre estão em alta. Através deles podemos expressar nossa personalidade nos cabelos. Você já ouviu falar em mechas para os fios ou iluminar os cabelos?

Neste artigo, explicaremos como as luzes no cabelo funcionam e quais cuidados você deve tomar antes delas. Se você está se planejando para o procedimento, essas informações serão fundamentais para aumentar a segurança e melhorar seus resultados. Continue lendo para saber mais.

Como funcionam as luzes no cabelo?

Para compreendermos a importância dos cuidados para as luzes, precisamos saber como elas afetam a fisiologia capilar. O objetivo do procedimento é clarear algumas mechas, deixando-as mais aproximadas do loiro e criando um contraste com o restante dos fios. Para isso acontecer, precisamos oxidar a melanina do cabelo — pigmento responsável pela sua coloração mais escura.

No entanto, naturalmente, a melanina está localizada em porções mais internas do fio. Para protegê-la, nossos fios contam com uma camada chamada cutícula, composta por pequenas lâminas semelhantes a escamas.

Para que a água oxigenada atinja a melanina, é necessário afrouxar essas cutículas e deixá-las mais permeáveis. Realizamos isso com produtos específicos, que aumentam o pH do cabelo e favorecem esse afrouxamento. Após o procedimento, reduzimos o pH para retornar a cutícula ao seu estado natural.

Quais os efeitos colaterais das luzes?

O problema das luzes é que, na fase final, as cutículas não ficam perfeitamente encaixadas, como no cabelo natural. Isso, inevitavelmente, deixa o cabelo mais quebradiço e opaco, algo que, em maior ou menor grau, já é esperado.

O objetivo dos cuidados com as luzes é minimizar a agressividade do procedimento ou proteger seu cabelo contra ela. Com isso, você ameniza os efeitos indesejados e mantém o clareamento capilar — que é o objetivo central das luzes.

Quais cuidados tomar antes do procedimento?

Inicialmente, é preciso definir com cautela o grau de clareamento desejado e pesar o custo-benefício de um procedimento mais agressivo. Modificar drasticamente a cor do cabelo exige, via de regra, uma profundidade maior dos produtos. Por isso, especialmente para quem tem cabelos mais escuros, é importante clarear aos poucos a mecha desejada.

Uma avaliação preliminar também é muito bem-vinda antes do procedimento: caso seus cabelos já estejam quebradiços ou opacos, talvez não seja a hora ideal para as luzes. Realizar uma hidratação ou aguardar alguns meses pode otimizar os resultados do tratamento.

Caso você deseje aumentar sua segurança e evitar os efeitos colaterais, é possível preparar seus fios previamente. Você pode investir em uma hidratação ou um fortalecimento prévios, utilizando produtos de qualidade que protejam o cabelo. Com isso, é possível minimizar os riscos durante o procedimento.

Fazer luzes no cabelo demanda mais do que apenas realizar o procedimento, é preciso cuidado e ponderação para amenizar os riscos e obter o resultado que você deseja. Não se esqueça que, para aumentar ainda mais a eficácia, os cuidados também devem ser mantidos no período pós-procedimento.

Se você quer ficar por dentro de outras informações relacionadas à saúde capilar, não perca tempo e assine já nossa newsletter! Estamos sempre falando a respeito em nosso blog.

Posts relacionados
Share This