frizz-saiba-o-que-e-e-como-evitalo.jpeg

Frizz: saiba o que é e como evitá-lo!

Você sabe o que é frizz nos cabelos? O efeito frizz é muito comum. Se você olha no espelho e têm fios de cabelos que insistem em permanecer armados, dando um ar um pouco desleixado ao seu penteado, provavelmente eles estão com frizz. Esse fenômeno ocorre devido a três fatores principais: falta de hidratação, umidade do ar e eletricidade estática nos fios. 

Se você deseja prevenir o efeito frizz, precisa ler estas 6 dicas. A solução para ter um cabelo bonito e saudável é simples!

1. Hidrate os fios

Segundo Claus Borges, especialista da Redken e profissional do salão 1838, “o cabelo precisa estar com seus componentes em equilíbrio, como água e sais minerais”. O frizz ocorre quando falta algum nutriente, o que significa que os fios não estão saudáveis.

A forma de devolver a saúde às madeixas é fazer nutrição com um bom creme em casa, uma ou duas vezes por semana, e uma vez por mês ir ao salão de beleza para uma nutrição mais intensa.

Como o ressecamento é uma das causas do frizz, cabelos crespos, cacheados e brancos sofrem mais com o problema. Por essa razão, é preciso hidratar e nutri-los ainda mais. 

2. Evite a eletricidade estática

O acúmulo de eletricidade estática pode ser causado pela fricção em excesso da escova ou da toalha nos cabelos. Por isso, evite esfregar muito os fios e use escovas em formato de raquete antes do banho para desembaraçar os fios. Itens fabricados com plástico e nylon pioram o problema. 

3.Tenha cuidado com a química

Processos químicos, como a tintura e a progressiva não são causas diretas do frizz, desde que os produtos utilizados sejam de boa qualidade e os procedimentos feitos de forma correta. Para isso, recomenda-se o auxílio de um bom profissional. 

“Hoje em dia, é possível tratar o cabelo com coloração, mas tudo depende de que produto e de que técnica você está usando. Existem processos malfeitos e produtos de baixa qualidade”, afirma Jô Nascimento, embaixadora da L’Oréal Professional.

4. Evite expor seus fios ao calor 

Expor o cabelo ao calor faz com que ele ele fique desidratado, o que pode causar o efeito frizz. Isso vale tanto para a chapinha quanto para o secador e o babyliss. Evite usar esses aparelhos e, caso vá usar, passe um protetor térmico antes. Ele cria uma camada protetora em torno dos fios, evitando a desidratação. 

5. Prefira a água fria ou morna

Pelo mesmo motivo, é bom evitar tomar banho muito quente. A alta temperatura da água remove a oleosidade natural dos cabelos, ressecando os fios e abrindo cutículas. Uma boa dica é lavar a cabeça com água morna ou fria: ela resseca menos os fios, que ficam menos arrepiados e embaraçados. 

6. Use leave-in para evitar o frizz

Em ambientes com muita de umidade no ar, a água em forma de vapor pode desfazer as ligações irônicas dos cabelos e modificar temporariamente sua estrutura. É por isso que basta um mormaço ou garoa para seu penteado ficar todo fora do lugar. O leave-in é seu aliado nesses momentos. Pode ser um creme para pentear ou um finalizador mais oleoso. Não impede completamente o processo, mas já ajuda a deixar a cabeleira mais apresentável.

E você? Sofre muito com o efeito frizz? Deixe um comentário contando como você controla o problema e os produtos que funcionam bem nos seus cabelos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação