Já ouviu falar em filtro solar para cabelos? Entenda sua importância!

4 minutos para ler

Cuidar da saúde dos cabelos é fundamental para ter uma vida saudável e levantar a autoestima. Vocês já sabem a importância de proteger a nossa pele do sol, e acredito que tenham produtos específicos para esse cuidado. Quando o assunto é cabelo, você sabe como protegê-los? Pois saiba que existem produtos com filtro solar para cabelos e podem ser encontrados facilmente.

Neste artigo, vou explicar quais são as consequências da radiação solar para a saúde dos fios e por que é necessário utilizar produtos com filtro solar neles. Quer entender mais sobre o assunto? Então continue lendo e confira!

Quais são os efeitos negativos da radiação solar nos cabelos?

Apesar de o sol ter muitos benefícios, sendo fundamental para o nosso corpo produzir vitamina D, ele pode causar diversos problemas para os cabelos e comprometer a saúde e beleza dos fios. Assim como na nossa pele, a exposição prolongada do sol sem proteção pode envelhecer o cabelo.

Não importa o tipo do seu cabelo: cacheado, crespo, liso, fino ou grosso. As altas temperaturas provocam a desidratação e perda de nutrientes nas fibras capilares, gerando danos nas propriedades mecânicas dos cabelos. Com isso, os fios parecem mais ásperos, ressecados e sem vitalidade.

Além disso, a radiação solar pode gerar efeitos na cor dos fios. Segundo pesquisas, dentre os fatores ambientais que alteram a estrutura das melaninas, a exposição à radiação ultravioleta, responsável pelo bronzeamento da pele, é o mais notável.

Os raios UVA podem atacar a melanina e romper as ligações de queratina do cabelo, deixando-o frágil e quebradiço. Os raios UVA e UVB também podem causar queimaduras no couro cabeludo e perda de cabelo nessas áreas.  

Por que é importante usar produtos com filtro solar para cabelos?

Não existe filtro solar específico para os fios e para o couro cabeludo, mas há alguns produtos com fator de proteção que ajudam a manter a beleza e bem-estar dos cabelos. Produtos derivados de urucum são ótimas alternativas.

A utilização desses componentes é essencial, pois eles agem como uma barreira contra as ações dos raios UV. Assim como os cuidados com a pele, é importante proteger os fios durante o ano todo, além de reforçar a proteção no verão.

Quais são as vantagens desses produtos?

Impede a queda de cabelo

O eflúvio telógeno é uma condição dermatológica caracterizada pelo aumento da queda diária de fios de cabelo. O sol pode piorar o problema, portanto, utilizar produtos para proteger os seus cabelos é fundamental para evitar a queda dos fios.

Inibe a piora da alopécia androgenética e da alopecia frontal fibrosante

A alopécia androgenética é uma forma de queda de cabelos geneticamente determinada, tanto homens quanto mulheres podem ter o problema. A alopecia frontal fibrosante é um tipo de calvície permanente que atinge mulheres. Usar produtos para proteger o couro cabeludo e os fios ajuda a evitar a piora desses problemas.  

Evita o aparecimento de câncer de pele no couro cabeludo

As pessoas que costumam tomar sol sem proteção adequada têm um risco maior em desenvolver o câncer de pele. Assim como consideramos fundamentais os protetores solares para o rosto e corpo, utilizar produtos que protejam o cabelo evita o aparecimento de câncer de pele no couro cabeludo

Além de aplicar produtos com filtro solar para cabelos, é importante utilizar também o chapéu ou boné, ainda mais se tiver feito algum tratamento recente no cabelo. Esses acessórios ajudam muito na proteção e evitam a evolução da calvície, já que o sol pode matar precocemente os folículos pilosos, contribuindo para a queda de cabelo.

Você tem alguma dúvida ou dica sobre como proteger os cabelos do sol? Então deixe um comentário neste texto e compartilhe com a gente!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This