mitos sobre calvície mitos sobre calvície

Pare de acreditar nesses 4 mitos sobre calvície

4 minutos para ler

Os mitos sobre calvície ainda são frequentemente difundidos pelas pessoas que não possuem um conhecimento técnico sobre o assunto. Apesar de ser um quadro razoavelmente desesperador, é preciso sempre informar que a alopecia androgenética tem tratamento.

Apesar de não existir cura definitiva para a calvície, deve ser ressaltado que é possível conseguir bons resultados para a manutenção dos fios e até mesmo promover novo crescimento, desde que haja um protocolo eficaz e adequado para o paciente.

Para que você não fique desinformado, falaremos sobre os principais mitos sobre calvície que você deve conhecer. Ao término dessa postagem, temos certeza que você ficará mais tranquilo e confortável com este tema.

1.Lavar o cabelo todo dia causa queda de cabelo

Lavar o cabelo todo dia é um hábito comum de milhares de pessoas. Inclusive, para a maioria delas esta é uma parte fundamental da sua rotina de higiene pessoal.

A princípio, deve ser devidamente explicado que lavar o couro cabeludo todos os dias não é capaz de promover a queda de cabelo. “A água não faz o cabelo cair!” O problema mais comum que essa prática pode promover é o ressecamento dos fios, a depender do produto utilizado e de outros fatores.

Portanto, não há nada a temer com relação a lavagem diária dos seus cabelos. Vamos ao próximo mito!

2. Não existe tratamento para calvície

Infelizmente esse é outro mito extremamente difundido. Na realidade, é preciso dizer que existem vários tratamentos eficazes para a calvície, o problema é que dificilmente eles são prescritos por profissionais adequados, que no caso da saúde dos cabelos, é o médico dermatologista especializado em tricologia.

Ele é capaz de fazer um exame detalhado do couro cabeludo e dos fios afim de diagnosticar a calvície e outros problemas capilares. O diagnóstico correto e a escolha correta do tratamento faz toda a diferença no sucesso terapêutico.

O tratamento deve ser prático , com bom custo benefício e eficaz, porque vai ser feito por um longo período. Então ele deve se encaixar facilmente na rotina do paciente. Caso contrário não existe adesão e não existe sucesso!

3. Raspar a cabeça ajuda a evitar a calvície

Infelizmente, raspar a cabeça não modifica absolutamente nada na queda de cabelo. Cortar os fios não muda o crescimento e nenhum aspecto mais morfológico do fio (como sua espessura, por exemplo).

A queda de cabelo normalmente está relacionada a aspectos genéticos e hormonais, fazendo com que suas causas sejam outras, independentemente do corte utilizado ou do hábito de raspar a cabeça regularmente.

Por isso, não fique preocupado com o tamanho do seu penteado! A estilização dos fios não interfere no crescimento dos mesmos!

4. Condicionador pode ser a causa da queda de cabelo

Assim como no caso da limpeza, a utilização do condicionador também não promove a queda dos fios de cabelo.

Esse mito provavelmente vem da observação de que após a utilização do condicionador mais fios são encontrados após aplicação. Entretanto, esses cabelos já estavam no término do seu ciclo de crescimento e, por isso, saem com mais facilidade quando os cabelos são desembaraçados.

Como você pode ver, existem muitas afirmações que são infundadas e que podem provocar verdadeira paranoia para as pessoas que sofrem com queda de cabelo.

Antes de tudo é preciso ter calma e procurar ajuda profissional qualificado, saiba que para esse problema existem tratamentos eficazes com excelentes resultados. Por isso, não deixe de consultar um médico tricologista para fazer uma análise adequada da sua situação.

Gostou do post sobre os mitos da calvície? Que tal entrar em contato conosco e agendar uma consulta? A Doutora Amanda tem ampla experiência no tratamento para queda de cabelo e pode auxiliá-lo a conseguir reverter este quadro!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This