o-que-causa-a-queda-de-cabelo.jpeg

O que causa a queda de cabelo?

Afinal, o que causa a queda de cabelo? Esse é um problema fácil de resolver? Como acabar de vez com esse mal que atinge muitas mulheres e mina sua autoestima? A verdade é que são inúmeras as causas da queda do cabelo. Por isso, é necessária uma investigação mais detalhada dos hábitos que podem causá-la, para chegar a uma resposta cem por cento correta.

No entanto, alguns fatores são mais comuns e estão relacionados a hábitos pouco saudáveis. Uma vez detectados, fica mais fácil prevenir o problema. Vamos conhecer esses fatores?

Alopecia androgenética

A principal causa de queda dos cabelos nas mulheres é a alopecia androgenética, também conhecia como calvície feminina.  

Em um ciclo de vida normal. o fio de cabelo cresce por 2 a 4 anos, pára de crescer por alguns meses e, sem seguida, cai e fica em repouso por algumas semanas. Normalmente ele é substituído por um fio novo e saudável.

Na alopecia androgenética, os fios tem a fase de crescimento mais curta e a fase de repouso mais longa. Eles não conseguem alcançar a fase adulta e isso desencadeia um processo de afinamento contínuo e até desaparecimento do mesmo. 

Essa é uma  disfunção genética e ocorre devido a uma sensibilidade aumentada do fio a um hormônio chamado dihidrotestosterona, que existe tanto nos homens quanto nas mulheres. 

Alterações hormonais 

Muitas alterações hormonais podem provocar a queda de cabelo. Dentre essas alterações, destacam-se os problemas da tireoide. Tanto o hipotireoidismo e o hipertireoidismo podem resultar na queda dos fios.

Além disso, a alteração dos hormônios sexuais tem grande influência no ciclo dos cabelos. A falta dos hormônios femininos ou o excesso dos hormônios masculinos contribuem fortemente para a queda.

Dessa maneira, os métodos anticoncepcionais que envolvem o uso de hormônios (pílula e DIU Mirena) ajudam na manutenção dos fios. E o uso de hormônios masculinos (testosterona e derivados) na andropausa, menopausa ou com objetivos estéticos precipita a queda dos mesmos.

Período pós-parto

Durante a gestação, o organismo da mulher tem uma demanda imensa de nutrientes. Após o nascimento do bebê, essa demanda continua e até se intensifica por causa da amamentação.

O organismo materno concentra seus esforços para nutrir o recém nascido em detrimento da nutrição própria mãe. Além disso, durante o parto ocorre muita perda de sangue e de ferro. E isso também influencia a queda dos fios.

Má alimentação

Você sabe: a má alimentação traz inúmeros malefícios à saúde de uma pessoa! O organismo humano carente de nutrientes não realiza suas funções corretamente, e justamente aí entra a queda de cabelo. Uma dieta pobre em proteína e outros nutrientes pode levar ao desenvolvimento de anemia e outras doenças que, por sua vez, também agravam a queda capilar.

Nessa categoria também entram aquelas dietas malucas ou extremamente restritivas que até levam à perda de peso, mas trazem prejuízos enormes ao organismo e à saúde em geral. Mais do que quantidade, atente-se para a qualidade da sua alimentação, certificando-se de consumir alimentos de todos os grupos nutricionais.

Conseguimos te ajudar a entender melhor o que causa a queda de cabelo? Ficou mais alguma dúvida? Conte pra gente nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação