o-que-e-cabelo-poroso.jpeg

O que é cabelo poroso?

Nós sabemos que existem diversos problemas que comprometem a saúde dos cabelos, como alisamentos, tinturas, descolorações e procedimentos químicos que enfraquecem os fios, deixando-os mais suscetíveis a ressecamentos e quedas.

No artigo de hoje, vou esclarecer o que é cabelo poroso e dar algumas dicas de como identificar em qual nível de porosidade as suas madeixas se encontram. Confira!

Quais os níveis de porosidade do cabelo?

A porosidade é a capacidade do cabelo de absorver a água ou outros tipos de produtos, como hidratantes e óleos. Veja abaixo os três níveis que existem e qual o tratamento mais adequado para cada um:

Baixa

Neste caso a cutícula é bem fechada, o que impede que cremes e óleos consigam penetrar nas madeixas com facilidade. Este tipo de cabelo é mais difícil de secar e não possui muita elasticidade, o que é bom.

Mesmo assim devemos insistir no uso de nutrientes ou lubrificantes como os óleos de coco, jojoba e aloe vera. Evite usar produtos que contenham proteínas, que podem deixar os cabelos mais duros e difíceis de manusear.

Média

Este é o nível ideal para a saúde dos cabelos. Os fios de porosidade normal ou média permitem a entrada de dos nutrientes de maneira equilibrada. A poroiídade média é sinal de saúde dos fios. As cutículas estão acopladas e fazem seu papel de proteger os fios, deixando passar uma quantidade suficientes de água e nutrientes.

Alta

Os fios com alta porosidade são  os cacheados, crespos, brancos, multiprocessados, descoloridos ou tingidos com frequência. A química geralmente é a grande culpada. Nesses fios, as cutículas estão mais frouxas, “abertas”, quebradiças, desgastadas. Não raro os fios podem perdem essa camada completamente. Por esse motivo eles ficam mais opacos e embaraçam com facilidade. O frizz também é mais comum, porque o fio está mais exposto e absorve água em maior quantidade.

Para que os cabelos se mantenham com aspecto saudável, é necessário fazer uma reconstrução capilar utilizando produtos que possam restaurar o cimento intercelular e acoplar as cutículas.

Como descobrir se meu cabelo é poroso?

Vou te mostrar um teste muito simples e rápido para medir o grau de porosidade do seu cabelo. Não é 100% confiável, mas ajuda a decidir quão intenso deve ser a nutrição dos fios.

Em uma vasilha ou copo com água, coloque um fio de cabelo e aguarde entre três a sete minutos. O fio deve estar limpo, sem a adição de cremes. Se ele boiar, significa que a porosidade está baixa; se ficar concentrado no meio, está normal. Caso o cabelo afunde, quer dizer que a porosidade é alta.

Para que a porosidade dos fios se mantenha boa, é essencial que você crie uma rotina semanal de tratamentos. Enquanto for bem cuidado, as escamas ficam mais alinhadas, a porosidade diminui e os cabelos ficam mais brilhantes. 

Se mantenha bem informada sobre as novidades e dicas de tratamento que auxiliam na beleza das madeixas.

Gostou de saber o que é cabelo poroso? Quer ficar por dentro de todas as novidades em tratamento para as madeixas? Aproveite para curtir a página no Facebook e Instagram e saiba tudo em primeira mão!

 

 

 

 

 

 

Comments (3)

  1. Gostei muito das preciosas dicas. Desejo saber dos assuntos mais detalhados
    sobre tratamentos em variados tipos de fios de cabelos,quero muito aprender.

    1. Fico extremamente satisfeita! O objetivo do blog é repassar orientações médicas com qualidade! Sabemos que não substituem uma consulta presencial mas podem ser muito preciosas para meus pacientes e seguidores!!!! beijos de luz!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação