quais os tipos de cabelo quais os tipos de cabelo

Descubra agora quais são os tipos de cabelo e suas variações

3 minutos para ler

Existem cabelos que costumam ser mais oleosos na raiz e secos nas pontas. Já outros têm formação de cachos. Sem contar aqueles com fios totalmente retos. Enfim, existe uma variedade grande de estruturas capilares que pode fazer você se perguntar: afinal, quais os tipos de cabelos?

Basicamente, podemos encontrar quatro grandes grupos de cabelos. Conhecer cada um deles e saber definir de qual o seu tipo faz parte ajuda a ter sucesso nos procedimentos e cuidados diários das madeixas.

Quer saber detalhes sobre o assunto? Continue a leitura para entender os principais tipos de cabelo, suas especificações e subdivisões.

Quais os tipos de cabelo?

Os fios dos cabelos surgem a partir de pequenos folículos compostos por proteínas. De acordo com fatores genéticos e ambientais, assumem diferentes estruturas. Vamos aos tipos?

Lisos

Esses cabelos apresentam fios retos da ponta à raiz, ou seja, não têm curvatura nem ondulação. Os fios do cabelo liso costumam ser oleosos, porém mais distribuídos. Isso faz com que a oleosidade do couro cabeludo consiga alcançar as pontas.

Ondulados

Os cabelos ondulados são combinações entre cabelos lisos e cacheados. Eles tendem a apresentar oleosidade na raiz e a ser mais secos nas pontas. Os cabelos ondulados podem ser encontrados em subdivisões.

Por exemplo, o 2A é o que tem as ondas mais largas e se aproxima um pouco do liso. Já o cabelo ondulado 2B tem pontas mais definidas.

Cacheados

Os cabelos cacheados têm formato em espiral e pouca oleosidade nas pontas do fio. Também tem subdivisões.

Por exemplo, os cacheados 3A apresentam uma forma de espiral mais larga. Quando estão grandes, costumam deixar o cabelo pesado e a raiz com aspecto liso.

Já os de tipo 3B têm cachos bem definidos, mas não chegam a ser tão fechados e volumosos quanto no formato de cachos 3C.

Crespos

Os cabelos crespos têm uma estrutura mais fechada em relação aos outros tipos de cabelo. Eles podem ressecar e quebrar com mais facilidade. São subdivididos em três segmentos.

O 4A é aquele cabelo crespo muito enrolado, desde a raiz até as pontas. O 4B tem um cacho um pouco mais fechado que o tipo 4A. Por fim, o 4C é o cabelo que apresenta mais frizz. Geralmente, forma cachos depois de uma boa finalização com produtos adequados.

Qual a importância de cuidar do cabelo de acordo com o tipo natural?

Ao conhecer a estrutura do seu cabelo, ficará mais fácil encontrar as formas de cuidado e os tratamentos mais eficazes.

Por exemplo, não se recomenda banhos quentes para o tipo de cabelo liso, já que eles ajudam a produzir mais oleosidade. No caso dos cabelos ondulados, é essencial dosar a quantidade de creme de pentear para não pesar o cabelo.

Já para os cabelos cacheados é recomendável que eles sejam hidratados e nutridos com regularidade. Da mesma forma, é preciso cuidar dos cabelos crespos para que fiquem cada vez mais exuberantes, com umectações e reconstruções periódicas.

É importante considerar que a queda de cabelo pode ser provocada pelo uso inadequado de produtos capilares. Mais um motivo para conhecer melhor as propriedades do seu cabelo natural.

Gostou dessas informações? Então, que tal compartilhar este texto nas suas redes sociais e fazer com que suas amigas conheçam quais os tipos de cabelo?

Posts relacionados
Share This