quais-remedios-ideais-para-queda-de-cabelo.jpeg

Quais remédios ideais para queda de cabelo?

A queda de cabelo é um problema que mexe com a autoestima das pessoas, principalmente das mulheres. O cabelo é uma importante parte do corpo, e tem capacidade de mudar todo o visual.

Diversos motivos podem ser os causadores da perda, por isso, sempre que se notar uma quantidade elevada, é essencial procurar um dermatologista para averiguar qual é a causa. Existem muitos remédios para queda de cabelos, e, com certeza, você conseguirá manter os seus fios!

Neste post, vamos contar sobre alguns desses medicamentos. Acompanhe!

O que é o eflúvio telógeno e quais as suas causas

Um dos principais tipos de queda de cabelo se chama eflúvio telógeno. Ele é reversível, porém requer cuidados dermatológicos. O eflúvio telógeno ocorre quando os fios entram, antecipadamente, na fase de repouso e queda, conhecida como catágena e telógena.  Isso faz com que eles caiam de diversas regiões do couro cabeludo.

As causas podem ser muitas, mas os principais motivos são por problemas fisiológicos ou estresse.

O eflúvio telógeno fisiológico se desenvolve principalmente em bebês e em mães após o parto. Durante a gravidez, há uma maior circulação de hormônios estrógenos, acarretando no aumento da duração da fase de anágena, que é quando acontece o crescimento dos fios, fazendo com que eles não entrem na fase de repouso e queda.

Após o parto, porém, o estímulo provocado pelos hormônios termina, e os fios entram na fase catágena e telógena. A queda de cabelo após o parto, tem duração média de 6 meses.

Outra causa do problema fisiológico, pode ser um desequilíbrio hormonal, provocando uma disfunção na tireoide, que reflete na perda de cabelo.

Já o eflúvio causado por estresse, pode ocorrer, entre outros motivos, a partir do uso de medicamentos, falta de vitaminas e minerais, infecções e doenças, febre alta e regimes alimentares.

Remédios para queda de cabelos

O primeiro passo para tratar a perda é descobrir qual a sua causa. Feito isso, existem alguns remédios que podem auxiliar o processo. Veja alguns deles, mas antes de tomar, lembre-se sempre de consultar um dermatologista.

Biotina

A biotina é uma vitamina do complexo B, que age diretamente na construção dos tecidos. Ela é responsável pela hidratação da pele e pelo fortalecimento dos cabelos e unhas. O corpo humano, porém, não é capaz de armazenar essa substância, por isso, ela precisa ser reposta diariamente, pois seu excesso é eliminado pela urina.

O uso do suplemento pode ser complementado com a ingestão de alimentos ricos em biotina, como o avelã, amêndoa, amendoim e noz picada.

Vitamina D

A vitamina D trabalha criando novos folículos pilosos, que são os poros pelos quais os cabelos crescem, e também reativando aqueles que estão dormentes.

A maior fonte dessa vitamina é encontrada através da exposição do couro cabeludo ao sol. Esses mesmos folículos pilosos, que são criados pela vitamina D, são receptores de luz solar. A vitamina D, então entra, através do couro cabeludo, na corrente sanguínea, abastecendo todo o corpo.

Muitas pessoas, com medo do câncer de pele, não se expõe o suficiente ao sol, por isso, na grande maioria das vezes, o médico pode recomendar que se tome a vitamina D como forma de suplemento. Alguns alimentos que podem fornecer essa substância são o atum, salmão, gema do ovo, queijo, leite e fígado. 

Zinco

O zinco atua diretamente no couro cabeludo, promovendo um crescimento saudável dos fios e melhorando o controle de queda. Além disso, esse mineral previne algumas doenças no couro cabeludo, como a caspa e a seborreia.

Gema de ovo, fígado e nozes são ótimas fontes de zinco, sendo essenciais para os cabelos. 

Ferro

O ferro é importante para os cabelos, pois ele mantém a circulação sanguínea, fazendo com que o oxigênio chegue a todas as células, inclusive naquelas responsáveis pelo couro cabeludo, que fazem os cabelos crescerem.

Além de tomar o suplemento, alguns alimentos podem aumentar o nível de ferro no corpo. São eles: feijão, carne, salsa e agrião.

Não deixe a sua aparência te desestimular! Invista nos seus fios. Consulte um dermatologista e veja qual a melhor opção para você de remédios para queda de cabelos. Nunca use medicamentos sem indicação médica. Se você curtiu o post, deixe um comentário e conte suas experiências!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação