gravidez-cabelo

Quais são as causas de queda de cabelo na gravidez?

Durante a gravidez, o corpo da gestante passa por inúmeras mudanças que podem ser estranhas à mulher. Além das alterações nas formas externas, o corpo se modifica em suas funções, que são adaptadas para a nova condição orgânica. A queda de cabelo na gravidez pode acontecer também e costuma assustar. Saiba um pouco mais sobre esse assunto.

1. A queda de cabelos acontece na gestação ou pós-parto?

Durante a gravidez, a mulher costuma ficar mais bonita, sua pele demonstra aspecto saudável e os cabelos ficam mais brilhantes, fortes e mais grossos. A queda natural de cabelo tende a diminuir também. Isso porque o cabelo entra numa fase de repouso em razão das alterações hormonais.

Após o parto, os hormônios começam a se regularizar e os cabelos saem desse estado de repouso e voltam a cair. Essa queda pode ser acentuada por alterações repentinas no peso, após cirurgias e em decorrência do estresse, fatores que a mulher costuma vivenciar depois do nascimento de seu filho.

É natural que a mulher apresente queda de cabelo após 3 meses do parto, porém, algumas mulheres podem sofrer com queda de cabelo durante a gestação. A queda dos fios na gravidez não é frequente e não deve causar grande preocupação, pois é um estado passageiro e, dependendo de sua causa, pode ser tratado.

2. O que pode causar a queda de cabelo na gravidez?

O cabelo pode cair durante a gestação por fatores variáveis. Por isso, a mulher precisa consultar um especialista para obter o diagnóstico exato. Embora a queda de cabelo não represente um risco significativo para a mulher durante a gestação, ela pode ser o sintoma de outros problemas que necessitam de tratamento. Então, é preciso estar atenta.

Ainda não existem muitos dados ou estudos científicos que apontem as reais causas da queda de cabelo na gestação. Porém, algumas possíveis razões desse problema são:

3. Variações hormonais

Uma das mais significativas mudanças no corpo da mulher durante a gestação são as variações hormonais. A produção de progesterona se intensifica e, quando combinada ao estrogênio, essa reação pode ocasionar o ressecamento do cabelo. Cabelos ressecados tendem a ficar mais frágeis e se quebram com facilidade. A causa da queda do cabelo pode ser essa quebra dos fios, seja nas pontas ou próximo à raiz.

4. Carência nutricional

Durante a gestação o organismo da mulher necessita de uma alimentação rica e variada, porque as exigências nutricionais são maiores. Porém, os cabelos também precisam de vitaminas provenientes do organismo para se fortalecerem e se manterem saudáveis.

Assim, quando a alimentação da gestante é deficiente, os cabelos sentem a falta nutricional e ficam quebradiços e ressecados. A raiz também é afetada por essa carência, fazendo com que os cabelos se desprendam do couro cabeludo.

5. Problemas no couro cabeludo

A queda de cabelo na gravidez também pode ter sua origem num problema dermatológico. A gestante pode apresentar dermatites ou psoríase, problemas infecciosos que afetam a raiz do cabelo e o couro cabeludo, ocasionado a queda dos fios. Nesse caso, ela deve tratar-se com um dermatologista.

6. Mudanças no cabelo

Outra possível causa da queda dos fios capilares na gestação são as mudanças que podem acontecer na estrutura do cabelo. Durante a gravidez, os cabelos mudam também. O mais comum é que os cabelos fiquem fortes e mais grossos. Contudo, pode acontecer de ficarem mais frágeis. Por isso, é importante que a gestante tenha o cuidado de pentear os cabelos delicadamente, evitando ao máximo a química nos fios e preferindo cosméticos e produtos mais suaves, que fortaleçam a estrutura dos fios.

Vale lembrar que o corpo da mulher reage de maneiras diferentes em cada gestação. Assim, a queda de cabelo pode acontecer na primeira gestação e na segunda não, ou vice-versa. O importante é ter em mente que estar grávida não significa que os cabelos vão cair, mas isso pode acontecer. Se ocorrer, é essencial relatar o problema ao médico para descobrir as causas e, se necessário, tratá-las.

Você vem percebendo queda dos cabelos em sua gestação ou conhece alguém nesse caso? Gostaríamos de conhecer sua história ou dúvidas sobre o assunto por meio dos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação