Quebra de cabelo: o que fazer para resolver o problema?

4 minutos para ler

 

Quebra de cabelo: o que fazer, você sabe? Este é considerado um dos maiores pesadelos por grande parte das mulheres, afinal não é fácil manter os fios saudáveis, com cores vibrantes e um corte sempre perfeito, concorda? Porém, existem maneiras de evitar que esse problema se agrave e acabe prejudicando o cabelo permanentemente.

A química que mais gera a quebra dos fios é a descoloração (mechas). A utilização indiscriminada de produtos muito básicos pode causar danos definitivos. Depois da quebra, dificilmente o cabelo será recuperado, portanto é preciso evitar o uso de muitas químicas ao mesmo tempo e em curtos intervalos, entre outras ações.

Neste post, vou mostrar o que fazer para resolver o problema da quebra de cabelo. Confira!

Controle o uso e a temperatura do secador 

Perdemos cerca de 50 fios de cabelo por dia. Para mantê-los saudáveis, é fundamental controlar o uso de alguns produtos — como os secadores, principalmente aqueles com altas temperaturas. O calor pode ressecar os fios, deixá-los mais frágeis e provocar a quebra. Ao manusear o equipamento, procure deixá-lo a cerca de dez centímetros de distância da cabeça.

Segundo uma pesquisa da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, o secador não é um “vilão”, mas é preciso tomar certos cuidados. Utilizá-lo em temperaturas não muito altas e tirar o excesso de água dos cabelos com uma toalha são alguns dos exemplos.

Passe um protetor térmico de qualidade

O protetor térmico é responsável por proteger os fios da umidade e do calor, além de proporcionar mais brilho aos cabelos. Antes de usar a chapinha ou o secador, é essencial passar um protetor térmico que seja de qualidade para evitar a quebra do cabelo. Aplique o produto em todo o comprimento dos fios, para protegê-los e acelerar o processo pretendido. Nunca, em hipótese alguma use a chapinha com os fios úmidos ou molhados. 

Não use a chapinha de forma constante

A chapinha é uma ferramenta muito utilizada e eficaz para alisar os fios. Porém, o uso constante pode ser prejudicial e causar a quebra de cabelo devido à alta temperatura. De acordo com um estudo da Universidade de São Paulo (USP), o calor é capaz de desnaturar as proteínas dos fios e causar danos à estrutura do cabelo.

Portanto, procure não usar a chapinha. Se for fazê-lo passe apenas nos dias de lavagem. Além disso, antes de sua utilização, passe um protetor térmico para evitar parcialmente os danos causados pelo calor.

Evite escovas progressivas com produtos muito ácidos

A escova progressiva é um método que alisa e diminui o volume do cabelo. Porém, é bastante comum o uso de produtos muito ácidos durante esse procedimento, o que pode ocasionar a quebra dos fios.

Vale lembrar que os componentes ácidos têm boa durabilidade e garantem um brilho maior, mas suas consequências podem ser ainda mais graves. Dessa forma, o melhor é buscar por produtos com compostos adequados e de qualidade.

Não faça muitas químicas ao mesmo tempo

Você não precisa descartar o uso de produtos químicos nos procedimentos, mas é fundamental ter certos cuidados ao usá-los. Caso seu cabelo esteja quebrado, recomenda-se aumentar o intervalo entre as aplicações. Quando utilizados constantemente, esses itens químicos fragilizam os fios e deixam nossas madeixas ressecadas.

Cuidar do cabelo e mantê-lo saudável não são tarefas fáceis. Por isso, é essencial que grande parte dos procedimentos seja conduzida por profissionais de confiança. Um tratamento bem-feito, com produtos de ponta e por uma pessoa capacitada, será menos prejudicial à saúde dos fios.

Além disso, em caso de quebra de cabelo, consulte um profissional capaz de auxiliar no crescimento rápido dos fios com Minoxidil, laser e suplementos. Assim, o fio que se quebrou será substituído mais rapidamente.

E aí, gostou das nossas dicas para evitar a quebra de cabelo e aumentar a vida útil dos fios? Então, compartilhe este conteúdo nas redes sociais, para que suas amigas também fiquem por dentro do assunto!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This