Queda de cabelo excessiva: quando o problema está além do normal?

4 minutos para ler

A queda de cabelo é um dos problemas de saúde que mais incomodam tanto os homens quanto as mulheres. Existe uma queda de cabelo natural e existe uma queda de cabelo excessiva (patológica).

As células do nosso corpo passam por uma constante renovação. Então é normal e fisiológico perder alguns fios de cabelo por dia. Essa perda pode variar de acordo com seu estilo de vida, alimentação, idade, sexo, genética e até mesmo seu estado emocional.

Se você quer saber se a sua queda capilar é normal ou se está na hora de procurar um médico especializado no problema, vale a pena continuar a leitura do post. Trouxemos várias informações preciosas sobre queda de cabelo excessiva. Confira a seguir!

Saiba um pouco mais sobre a queda de cabelo

Nosso corpo se renova diariamente, por isso é natural que o cabelo caia — e outros fios cresçam no mesmo lugar. Vale pontuar que o crescimento do cabelo é dividido em 3 fazes:

  • anágena: referente ao crescimento inicial e pode durar até 8 anos. Nessa época, o fio vai ganhando espessura e comprimento, até chegar no seu auge;
  • catágena: dura três semanas e, nela, o cabelo está maduro e fica “em repouso” metabólico relativo.
  • telógena: dura aproximadamente três meses. Nessa faseo fio de cabelo começa a se soltar e um novo fio passa a ser produzido dentro do bulbo capilar.

Os seres humanos perdem em média 100 fios por dia como parte do processo natural de renovação celular. Essa quantidade varia muito de pessoa para pessoa!!!!!! Fatores como o estresse também contribuem para a aceleração na queda. Entretanto, se o padrão de perda capilar aumentar, principalmente de maneira rápida, é bom procurar um médico.

Descubra quais são os sinais da queda de cabelo excessiva

Apesar dos processos naturais de perda de cabelo, em alguns casos a queda pode se intensificar. Quando isso acontece, é sinal de que algo não vai bem, e é essencial que você procure um médico especializado. Observe a seguir alguns dos sintomas da queda de cabelo excessiva.

Cabelo menos volumoso

Quando a queda de cabelo é patológica e prolongada,é normal perceber que os fios estão ficando menos volumosos. Você sente isso na hora de fazer um rabo de cavalo, ao fazer um penteado ou simplesmente ao passar a mão nos cabelos. Desse modo, se parece que a quantidade de cabelo diminuiu muito, e eles pararam de crescer, é bom procurar um especialista.

Escova cheia de cabelo

Sua escova também é um ótimo termômetro para a queda de cabelo excessiva. Quando os fios se soltam com excessiva facilidade, acabam criando um volume na sua escova bem maior que o normal. Se isso está acontecendo, é bom ficar alerta! Sugiro higienizar a escova sempre no mesmo dia da semana com o mesmo intervalo para facilitar a comparação.

Aparecimento de áreas vazias na cabeça

As “entradas” são sinais clássicos de que os cabelos estão caindo mais do que devem. Nesse caso, ao fazer um rabo de cavalo ou molhar os fios, os pacientes percebem uma rarefação nas regiões temporais. Isso é clássico na queda de cabelo, porque na maioria das vezes a perda dos fios é mais intensa na periferia. Vale a pena dar uma olhada nas suas fotos antigas e verificar se há alguma diferença visível. O ideal é comparar as fotos com a mesma iluminação.

Se você tem algum desses sinais, é bom procurar um médico dermatologista tricologista. Cada pessoa é única, e as causas da queda variam bastante. Dentro de uma escala visual de 1 a 6, até o nível 4 é sinal de que a perda está dentro dos limites de normalidade.

Contudo, como os critérios são muito subjetivos e existem diversas variáveis, é essencial realizar testes no consultório — como o teste de tração, o tricograma digital e até mesmo a biópsia do couro cabeludo. Só assim será possível avaliar com certeza se você tem de fato uma queda de cabelo excessiva, qual a causa e assim definir qual é o melhor tratamento para o seu caso.

Já analisou se a sua queda de cabelo é normal? Continue navegando aqui no blog e descubra como resolver o problema da quebra de cabelo.

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This