saiba-o-que-e-psoriase-suas-causas-e-tratamento.jpeg

Saiba o que é Psoríase, suas causas e tratamento!

Apesar de ser uma doença comum, muita gente ainda não sabe o que é Psoríase, suas causas, sintomas e tratamentos. Infelizmente, há um preconceito em torno do assunto e, muitas vezes, a falta de informação acaba se tornando um agravante, fazendo com que as pessoas não busquem o tratamento adequado.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue lendo este post!

O que é Psoríase

É uma doença crônica e autoimune — quando o organismo ataca a ele mesmo. Ela se caracteriza pelo aparecimento de manchas vermelhas e descamativas na pele formando placas que se localizam principalmente no couro cabeludo.

A Psoríase não é contagiosa, apesar de muita gente achar que é. Segundo a dermatologista carioca Vanessa Metz, é comum a doença aparecer depois de picos de estresse e quando há queda na imunidade.

Uma das formas mais predominantes da doença é no couro cabeludo. Apesar de o cabelo não ser afetado pela presença das placas espessas que podem se estender em toda a cabeça, os sintomas causam muito incômodo.

Os principais sintomas

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e de acordo com a gravidade. Os principais são:

  • pequenas manchas vermelhas;

  • placas e descamação, inclusive no couro cabeludo;

  • queimação;

  • coceira;

  • queda de cabelo;

  • dores nas articulações;

  • unhas esfareladas, amareladas e espessas;

As causas e fatores de risco

Apesar de não existir dados concretos sobre suas causas, alguns fatores de risco estão relacionados à doença. Por isso, toda atenção deve ser dada a eles e, quanto mais puder evitar, melhor. Conheça quais são:

  • estresse;

  • fumo;

  • fatores genéticos e histórico familiar;

  • doenças imunológicas;

  • variações climáticas;

  • alguns medicamentos, como os prescritos para malária, pressão alta e transtorno bipolar.

Além dos fatores acima, pessoas com quadro de obesidade e doenças que podem impactar o sistema imunológico — AIDS e infecções bacterianas e virais — são mais propensas a ter Psoríase.

O diagnóstico e o tratamento

O diagnóstico é feito pelo médico dermatologista, que fará uma série de perguntas para facilitar a identificação da doença. Apesar dos sintomas serem fáceis de identificar, esse procedimento deve ser feito apenas pelo profissional especializado.

Após a anamnese, o médico faz um exame físico, no qual analisa os locais afetados, checa o histórico familiar do paciente e, em alguns casos, pode solicitar uma biópsia para confirmar o diagnóstico.

Como a Psoríase é confundida em alguns casos com a caspa, o diagnóstico diferencial é fundamental para que não restem dúvidas e o paciente possa iniciar o tratamento.

O tratamento deve ser indicado sempre pelo médico dermatologista. Existem diversos tratamentos para a doenças, mas todos com objetivos comuns: reduzir a formação das placas, a inflamação local e normalizar a aparência da pele.

Os principais procedimentos indicados pelo dermatologista são tópicos — uso de pomadas, cremes e shampoos específicos —, além de orientações sobre a importância de parar de fumar, hidratar a pele e não fazer uso de tratamentos e soluções caseiras.

Outro fator que merece atenção é a exposição solar, que deve ser feita sempre de forma leve e protegida, mesmo para o couro cabeludo, que está diretamente em contato com os raios solares.

Se você gostou do post sobre o que é Psoríase e tem alguma dúvida, compartilhe-a, deixando seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação