Saiba o que é Tricorrexis nodosa e como tratar

3 minutos para ler

Seu cabelo apresenta pontinhos brancos ao longo do comprimento e você não faz ideia do que seja isso? Pois saiba que essa é uma doença capilar comum e que tem até um nome científico: é a tricorrexis nodosa.

Neste artigo, separei tudo o que você precisa saber sobre esse problema, como suas causas e as formas de tratamento para recuperar os seus fios e fazer com que eles voltem a ficar sempre bonitos e saudáveis.

Vamos conferir?

O que é tricorrexis nodosa?

A tricorrexis nodosa é uma doença que origina pontos esbranquiçados nos cabelos, os quais são formados devido à separação parcial das fibras internas do córtex e provocam o rompimento da parte mais externa dos fios — a cutícula.

Decorrente de traumas físicos, como o uso de secador, chapinha e babyliss, ou químicos, como descolorações, tinturas e escovas progressivas, esse problema também pode acontecer espontaneamente, sem submeter os cabelos a agressões extremas.

Nesse caso, a origem da doença é genética e os fios são extremamente frágeis e suscetíveis à quebra, podendo romper pelo simples fato de pentear ou passar os dedos nos cabelos com um pouco mais de força.

Quais são as características dessa doença?

Os pequenos pontos brancos consistem em uma ruptura na estrutura dos cabelos, o que favorece a quebra progressiva dos fios a partir da região em que estão lesionados.

Assim, os cabelos ficam com um aspecto seco e danificado, além de demorarem muito para crescer. Na verdade, eles até crescem, porém, com a quebra constante das pontas, o crescimento não chega a ser perceptível.

Como tratar?

Se você está com tricorrexis nodosa, tenho uma notícia não muito boa para compartilhar: esse problema não tem cura. Ou seja, depois de desenvolvida, a única solução para acabar com a doença é cortando os fios para retirar toda a parte danificada. É a famosa vitamina T, de tesoura…

Todavia, uma técnica atual para evitar passar a tesoura nos fios por completo é o corte bordado. Nele, um equipamento que parece uma chapinha corta apenas as pontas dos cabelos, retirando os nódulos sem reduzir o comprimento.

Além disso, existem algumas medidas para evitar que esse problema surja e se agrave. Entre elas:

  • evitar o uso frequente de secador, chapinha e babyliss e, caso não seja possível, respeitar as temperaturas recomendadas e utilizar produtos com proteção térmica antes de expor os cabelos a esse tipo de agressão;
  • pintar os cabelos com menos frequência e descolorir apenas a raiz a cada retoque, para que a região que já recebeu química não sofra ainda mais danos;
  • não fazer mais de dois tipos de química nos fios, pois isso quebra os fios com maior intensidade;
  • ter cuidados de rotina com o cabelo, como aplicação de máscaras, cremes ou séruns nutritivos e hidratantes.

Além disso, para que o seu cabelo volte a crescer saudável, é indispensável procurar auxílio de um profissional especializado, como o dermatologista capilar. Somente assim é possível pôr um ponto final definitivo na tricorrexis nodosa e recuperar os seus fios por completo.

Não deixe para amanhã! Entre em contato comigo agora mesmo e reconquiste cabelos macios, saudáveis e dar inveja a qualquer um!

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Share This