Saiba o que faz e o que perguntar a um médico tricologista!

4 minutos para ler

A tricologia é um ramo da dermatologia que une a medicina e a estética no tratamento de problemas relativos aos cabelos. Existem muitas causas associadas às doenças capilares. E para cada doença há um tratamento específico.

Como todo segmento da medicina, existe um profissional especializado. Nesse caso o médico dermatologista tricologista. Neste post, você entenderá melhor o assunto.

O que faz um médico tricologista?

Esse especialista está habilitado para tratar doenças e outras disfunções capilares oriundas de desequilíbrios hormonais, deficiências vitamínicas, doenças auto imunes, produtos químicos, etc… O tricologista avalia completamente a saúde do paciente, diagnostica seu problema e indica o tratamento adequado para cada situação. Além disso reavalia e conclui se o resultado foi positivo e deve ser mantido.

Mas, ao procurar um médico com essa expertise, quais são as perguntas mais relevantes a serem feitas? A seguir, incluímos algumas das mais frequentes!

Como identificar se a queda de cabelo está em um estágio preocupante?

De acordo com a dermatologista Leyre Aguado, do Hospital Universitário de Navarra, o cabelo está em constante renovação e cada fio se encontra em um estágio diferente: alguns estão caindo, outros estabilizados ou, ainda, em crescimento. É um processo fisiológico e não é simultâneo no couro cabeludo todo.

Muitas pessoas se sentem angustiadas quando percebem uma queda de cabelo mais acentuada, porém nem sempre isso é sinal de calvície iminente ou outra doença capilar ou sistêmica.

Em média, perdemos entre 50 a 100 fios todos os dias. Esse número é muito subjetivo. Mas quando a queda é preocupante?

Normalmente, uma escova cheia de fios funciona como alerta, principalmente para as mulheres. Outro sinal é a fronha do travesseiro com grande quantidade de fios e o ralo do banheiro durante a lavagem.

No entanto, o fator realmente preocupante está na imagem e não necessariamente no volume. Portanto, se a densidade de cabelo presente no couro cabeludo estiver menor e a luz reflete no couro cabeludo, é hora de se preocupar.

Contudo nada impede que você se antecipe e procure um especialista, caso sinta muito incômodo com o volume de fios presente na escova, na fronha ou durante o banho. A ansiedade em perder os fios já é motivo para se consultar.

A queda de cabelo é reversível?

Essa é uma das dúvidas mais alarmantes, porém não é um motivo para excesso de preocupações, uma vez que a queda é reversível em qualquer idade. No entanto, o bulbo capilar precisa estar intacto, assim, as possíveis soluções podem ser encontradas no tratamento a laser de baixa penetração e de infusão transiônica. São técnicas que viabilizam a aplicação de substâncias capazes de ativar o bulbo dispensando o uso de agulhas.

Como é realizado o tratamento para calvície?

Considerando que a queda de cabelo não é o diagnóstico, e sim um sintoma, ao receber o paciente, o médico tricologista faz uma investigação por meio de anamnese (histórico da pessoa por meio de perguntas), além de uma avaliação no couro cabeludo.

Em seguida, solicita exames de acordo com as informações colhidas e a análise inicial do aspecto do cabelo. Os exames de sangue e a tricoscopia são obrigatórios. Eventualmente solicitamos tricograma e a biópsia. É importante esclarecer que apenas a administração de vitaminas não é suficiente, já que isso raramente trata a causa da queda dos fios.

Assim, com os resultados em mãos, é possível indicar o tratamento ideal para o problema detectado. Geralmente, o médico faz um cronograma capilar, adotando medicações tópicas (no local) e medicação oral. No entanto, existem técnicas que utilizam laser, além de cirurgias para casos específicos.

Além do tratamento médico, saliento a importância de se optar por uma alimentação balanceada e algumas mudanças de hábito de acordo com cada caso, o que pode incluir atividades para aliviar o estresse.

É indispensável que o paciente seja disciplinado e colabore com as recomendações do especialista, já que o sucesso do tratamento depende de um conjunto de ações, e não apenas da aplicação de um medicamento ou procedimento.

De acordo com as informações trazidas neste post, foi possível perceber que o papel do médico ticologista é essencial? Trata-se de um trabalho minucioso e cauteloso e só um especialista pode fornecer o diagnóstico correto.

Suas dúvidas foram sanadas? Se quiser saber mais sobre tratamento de problemas envolvendo queda de cabelo, entre em contato. Estou sempre disposto a ajudar!

Posts relacionados

18 thoughts on “Saiba o que faz e o que perguntar a um médico tricologista!

  1. An attention-grabbing dialogue is worth comment. I feel that you must write more on this subject, it won’t be a taboo subject however usually people are not enough to talk on such topics. To the next. Cheers

  2. It’s very effortless to find out any topic on net as compared to books, as I found this paragraph at this site.|

  3. M.E.C Mon Electricien Catalan
    44 Rue Henry de Turenne
    66100 Perpignan
    0651212596

    Electricien Perpignan

    Undeniably believe that that you said. Your favorite justification appeared to be on the internet the
    simplest factor to have in mind of. I say to you, I certainly get annoyed
    even as folks consider concerns that they plainly do not
    recognize about. You managed to hit the nail upon the highest as smartly as outlined out the whole thing with no need side effect , folks can take
    a signal. Will probably be back to get more. Thank you

  4. Independance Immobilière – Agence Dakar Sénégal
    Av. Fadiga, Immeuble Lahad Mbacké
    BP 2975 Dakar
    +221 33 823 39 30

    Agence Immobilière Dakar

    What’s up, this weekend is fastidious in support of me, for the reason that this point in time i am reading this impressive educational
    paragraph here at my home.

  5. I’ve been surfing online more than 4 hours today, yet I never found any interesting article like yours. It is pretty worth enough for me. In my opinion, if all webmasters and bloggers made good content as you did, the net will be a lot more useful than ever before.|

  6. Spot on with this write-up, I actually feel this website needs much more attention. I’ll probably be back again to read more, thanks for the information!|

  7. Wow! In the end I got a webpage from where I be capable of genuinely obtain valuable facts regarding my study and knowledge.|

  8. Pretty! This has been an incredibly wonderful post. Many thanks for providing this information.|

  9. Thanks , I’ve just been searching for info about this topic for a long time and yours is the greatest I’ve came upon till now.
    However, what about the bottom line? Are you certain in regards to the source?

  10. Great blog you have got here.. It’s hard to find excellent writing like yours nowadays.
    I seriously appreciate individuals like you! Take care!!

  11. Excellent items from you, man. I have keep in mind your
    stuff prior to and you are simply too fantastic. I really like what you have
    bought here, really like what you’re saying and the way in which
    wherein you say it. You make it enjoyable and you continue to take care of to stay it smart.
    I can’t wait to read far more from you. That is really a wonderful
    site.

  12. Do you have a spam issue on this site; I also am
    a blogger, and I was wanting to know your situation; many of us have developed
    some nice practices and we are looking to
    swap strategies with others, why not shoot me an email if interested.

  13. It is perfect time to make some plans for the future and it is time to
    be happy. I’ve read this post and if I may I desire to recommend you
    few interesting things or tips. Maybe you could write next articles relating to this article.
    I desire to learn more issues about it!

  14. Hey there! I’ve been reading your website for a while now and finally
    got the bravery to go ahead and give you a shout out from
    Houston Tx! Just wanted to mention keep up the good work!

Deixe uma resposta

Share This