saiba-o-que-fazer-para-evitar-a-queda-de-cabelo.jpeg

Saiba o que fazer para evitar a queda de cabelo!

A queda de cabelo acomete tanto homens como mulheres e seu surgimento está relacionado a diversos motivos. Essas causas podem variar desde origens genéticas até problemas capilares adquiridos por maus hábitos alimentares, dentre outras.

É comum perder cerca de até 100 fios de cabelos diariamente O problema surge quando não existe reposição correta desses fios. Com o aumento da realização de procedimentos capilares, manter a saúde dos cabelos é um desafio ainda maior.

Se você se sente incomodada e com a autoestima baixa pela perda de fios diariamente, acompanhe a seguir as principais dicas para lidar com isso.

Como evitar a queda de cabelo

Escolha alimentos saudáveis

Quando a alimentação é de má qualidade, ou no caso de dietas muito rígidas, o couro cabeludo sofre com a  restrição de nutrientes. O resultado pode ser a queda dos fios. Bons hábitos alimentares fazem com que o organismo trabalhe corretamente evitando, assim, não só a queda de cabelos, como o surgimento de várias outras doenças que também podem prejudicar a saúde capilar.

Os alimentos ricos em zinco (como carnes de vaca, frango, peixe, grãos integrais, castanhas, por exemplo), selênio (castanha do Pará, gema de ovo, feijão, entre outros), e ferro (carnes vermelhas, feijão, lentilhas, brócolis, espinafre e vegetais verde-escuros) são ideais para manter cabelos mais saudáveis, evitando, assim, a queda. Você também pode buscar um profissional especializado para te ajudar a implementar uma alimentação mais saudável.

Solte mais os cabelos

As pessoas que precisam prender os cabelos diariamente podem vivenciar, em longo prazo, os efeitos da alopecia de tração, ou seja, áreas de calvície que surgem devido à tração excessiva dos fios. A constante tração do cabelo representa uma agressão forte ao bulbo capilar e, em longo prazo, pode fazer com que os folículos pilosos deixem de produzir novos fios. Tente se acostumar a sair mais com os cabelos soltos e faça isso também quando estiver em casa. Evite apliques e megahair.  

Evite procedimentos químicos

Progressivas, tinturas e alisamentos são apenas alguns dos procedimentos que podem prejudicar a estrutura capilar, resultando na queda. O ideal é deixar os fios em suas formas naturais. Caso isso não seja possível, dê um intervalo maior entre a realização destes procedimentos. E obviamente, coloque os seus cabelos nas mãos de pessoas responsáveis e experientes.

Utilize os nutrientes ao seu favor

A biotina, que é uma das vitaminas do complexo B, apresenta excelentes benefícios para cabelos e unhas enfraquecidos e traz mais viço e saúde para a pele. A vitamina D, por sua vez, também é uma das responsáveis pelo crescimento saudável dos fios e pela absorção de cálcio pelo intestino, o que contribui para o fortalecimento de ossos e dentes.

Para garantir que seu organismo esteja recebendo a quantidade diária ideal de vitamina D e que assim ele possa realizar suas funções corretamente (como evitar a queda de cabelos) alimente-se com verduras verde escuras. Não tome banho de sol por esse motivo. Se precisar suplementar a vitamina D, tome gotinhas ou comprimidos com esse nutriente.

Lave os cabelos corretamente

Podemos lavar os fios todos os dias se preciso. Mas utilize água morna, enxague os cabelos abundantemente e  certifique-se que todo o shampoo foi retirado.

Evite dormir com os cabelos molhados e somente os prenda quando estiverem totalmente secos, evitando puxá-los de maneira excessiva. Prefira pentes e escovas com cerdas largas que diminuem o risco de quebra dos fios. Use menos o secador, pois os fios podem ficar mais frágeis com essa prática ao longo do tempo. 

Gostou de nossas dicas? Compartilhe conosco nos comentários suas dicas para ter fios saudáveis e bonitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação