saiba-por-que-perder-peso-pode-influenciar-na-queda-do-cabelo.jpeg

Saiba por que perder peso pode influenciar na queda do cabelo

Você sabia que a perda acentuada de peso faz com que você elimine mais do que medidas? A queda do cabelo é uma consequência natural — e desagradável — das dietas muito restritivas, aquelas em que você não ingere todos os nutrientes necessários para manter o organismo forte e saudável.

Mas nem sempre o emagrecimento é intencional. Muitas patologias podem fazer o ponteiro da balança despencar e, com isso, deixar os cabelos fracos e mais sujeitos à queda. Quando isso acontece, é essencial descobrir e combater a causas da doença para recuperar a saúde dos fios.

Quer saber mais sobre a relação entre a perda de peso e a queda dos fios? Acompanhe este post!

Quais doenças podem causar a queda do cabelo?

Todos os nutrientes são essenciais para a saúde. Porém, as proteínas, vitaminas e minerais são particularmente importantes para garantir a vitalidade dos fios. Quando há uma deficiência no consumo dessas substâncias, o organismo prioriza o funcionamento de processos vitais e deixa os cabelos em segundo plano.

Sem a nutrição correta do couro cabeludo, os fios se tornam mais fracos. Por isso, quebram e caem com mais facilidade. Além disso, ocorre também um atraso (ou até mesmo um bloqueio) do crescimento dos fios.

Além das dietas restritivas, algumas doenças também causam o emagrecimento e a queda dos cabelos. Veja algumas:

Distúrbios da tireoide

Os hormônios da tireoide (T3 e T4) são fundamentais para o desenvolvimento e o funcionamento do nosso corpo. O hipotireoidismo é uma doença caracterizada pela baixa produção de T3 e T4, o que torna o organismo mais lento e traz os seguintes sintomas:

• desaceleração dos batimentos cardíacos;

• menstruação irregular;

• cansaço excessivo;

• queda de cabelo;

• ganho de peso.

O hipertireoidismo, por sua vez, é causado pela produção aumentada de T3 e T4. Com isso, o corpo fica acelerado, levando a algumas manifestações:

• taquicardia;

• fraqueza muscular;

• diarreia;

• perda de peso acentuada;

• queda de cabelo.

Depressão

As pessoas que sofrem com a depressão não se alimentam de forma adequada. Com isso, todo o organismo fica fraco e sem energia pelo consumo muscular… Além disso, o próprio uso de medicamentos psiquiátricos é uma causa importante de queda de cabelo.

Anemia

A anemia é caracterizada pela diminuição na produção de hemoglobina, a molécula responsável pelo transporte do oxigênio no sangue. A causa mais comum da doença é uma alimentação deficiente em ferro ou sangramento excessivo.

Mesmo sem uma anemia franca instalada, apenas a queda da ferritina já é uma causa bem estabelecida de queda de cabelo.

É possível evitar que os fios caiam?

Parece repetitivo, mas nós definitivamente  “somos o que comemos”. A verdade é a que a beleza e a saúde precisam vir de dentro. Assim, uma das melhores formas de evitar a queda dos fios é adotando uma alimentação equilibrada e capaz de fornecer todos os elementos para a nutrição do couro cabeludo e para o crescimento de fios resistentes.

A inclusão de atividades físicas na rotina é outra dica importante e que faz bem para todo o corpo. A prática de exercícios estimula a circulação sanguínea, o que torna os cabelos mais fortes. Mas evite a exposição do couro cabeludo ao sol.

Entretanto, quando a queda dos fios está associada a alguma doença, é preciso tratar a patologia para resolver o problema.

Qual é a melhor forma de combater a queda dos cabelos?

O profissional mais qualificado para avaliar as causas da queda dos fios e propor um tratamento adequado é o dermatologista capilar. Durante a consulta, o médico realiza um exame conhecido como tricoscopia, que consiste em uma avaliação detalhada dos cabelos e do couro cabeludo.

Ao contrário de esteticistas e cabeleireiros, o dermatologista capilar pode solicitar exames complementares e prescrever medicamentos. Com isso, ele é capaz de identificar os problemas com maior precisão e oferecer opções mais eficientes de tratamento para restaurar a saúde capilar.

Pronto! Agora, você já sabe como a perda de peso, seja ela causada por dietas ou doenças, pode influenciar na queda do cabelo. Se você deseja emagrecer, busque seguir uma alimentação balanceada e pratique exercícios físicos regularmente. A sua saúde toda agradece.

Se você achou este conteúdo útil, ajude a espalhá-lo. Compartilhe-o em suas redes sociais e mostre para seus amigos como o emagrecimento e a queda de cabelo estão relacionados.