Técnica low poo e no pow: entenda as diferenças e como fazer!

4 minutos para ler

Uma pesquisa publicada pela Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação) aponta que desde 2017 as buscas no Google sobre cabelo cacheado cresceram consideravelmente, tendo em vista que muitas mulheres estão optando pela transição capilar.

Soma-se a isso o fato de que atualmente há um movimento de solidariedade para ter e cuidar de cabelos cacheados, aspecto divulgado em um estudo da Universidade Federal de Sergipe, é possível observar um aumento de métodos de cuidados com os cachos.

Você já ouviu falar na técnica low poo e no poo? Neste post separei as melhores informações para você ter cabelos mais saudáveis. Confira!

Qual a diferença entre a técnica low poo e a no pow?

As técnicas foram desenvolvidas pela estadunidense Lorraine Massey e consistem na lavagem capilar sem shampoo (no poo) ou com pouco shampoo (low poo). Elas utilizam de produtos menos agressivos para cuidar dos cabelos, evitando aqueles que possuem ingredientes que se acumulem nos fios.

A diferença baseia-se na quantidade de substâncias permitidas. Enquanto o no poo impede o uso de produtos como sulfatos, petrolatos e silicones insolúveis, permitindo apenas o uso de silicones solúveis em água, o low poo bane o uso de sulfatos fortes e petrolatos, mas permite o uso de silicones insolúveis, visto que a retirada deles dos fios é realizada com o uso de shampoos sem sulfatos.

Adotando uma das técnicas, você garante mais vitalidade às madeixas, deixando-as fortes e brilhosas. Para escolher a sua, o ideal é agendar uma consulta com um dermatologista capilar, para encontrarem, juntos, uma solução que melhore o seu cabelo.

Por que elas ajudam a hidratar os fios?

É comum encontrar pessoas incomodadas com a caspa e a oleosidade natural do cabelo. Para suprir esse problema, a indústria de cosméticos investiu em produtos com sulfatos fortes. Entretanto, esses agentes agridem as madeixas, deixando os cabelos não tão saudáveis quanto deveriam.

Por outro lado, os petrolatos deixam o cabelo com a falsa impressão de maciez e brilho, pois atuam apenas como uma espécie de “maquiagem”. Em outras palavras, eles melhoram a aparência dos fios no momento em que são utilizados, mas não tratam o cabelo efetivamente.

Assim, evitando o uso desses ingredientes, você garante a beleza dos fios e não acumula resíduos que impedem que os agentes hidratantes ou nutritivos utilizados em tratamentos capilares façam efeito.

Abaixo, selecionei algumas substâncias proibidas para as técnicas:

  • Sodium laureth sulfate;
  • Sodium lauryl sulfate;
  • óleo mineral;
  • parafina líquida;
  • isoparafina;
  • vaselina;
  • hidrogenated polysobutene;
  • dodecano;

Quais são seus benefícios?

Além de permitir que a hidratação natural, as técnicas trazem diversos benefícios, como a definição dos cachos, pois ajuda na modelagem dos fios por meio da diminuição do ressecamento.

Entretanto, quem possui cabelos lisos (tanto natural quanto alisados) ou ondulados também se beneficia das técnicas, pois os fios ficam mais soltos e bem cuidados.

Como elas são realizadas?

Para iniciar as técnicas, é necessário fazer uma primeira lavagem com um shampoo com sulfato e sem petrolatos para remover os resíduos acumulados anteriormente. É importante também lavar os itens que você usa nos cabelos, como pentes, escovas de cabelos e presilhas.

Tenha em mente que é possível deixar o couro cabeludo limpo e saudável, sem precisar utilizar produtos agressivos e adstringentes. Para a lavagem dos fios na técnica de no poo, geralmente é realizada o método co-wash (lavagem com condicionador). Alguns deles possuem substâncias limpantes, que podem substituir o uso do shampoo, desde que sejam evitados os produtos proibidos pela técnica.

Já os praticantes da técnica low poo utilizam um shampoo sem sulfatos ou com sulfatos leves. Eles podem utilizar o método de co-wash eventualmente, mas não podem abrir mão de usar o shampoo, visto que o low poo permite o uso de ingredientes que não são retirados apenas com o co-wash.

Por fim, é necessário parar de fazer uso de substâncias proibidas pelas técnicas (condicionadores, cremes de pentear e de tratamentos, colorações, etc), verificando os rótulos dos produtos. Se após o início da técnica escolhida você fizer o uso de algum produto proibido, reiniciar a técnica fazendo uma nova lavagem com shampoo com sulfato e sem petrolatos.

E então, gostou do artigo? O que acha de conhecer um pouco mais sobre os cuidados com cabelo cacheado? Veja o nosso post e boa leitura!

Posts relacionados

15 thoughts on “Técnica low poo e no pow: entenda as diferenças e como fazer!

  1. Independance Immobilière – Agence Dakar Sénégal
    Av. Fadiga, Immeuble Lahad Mbacké
    BP 2975 Dakar
    +221 33 823 39 30

    Agence Immobilière Dakar

    You should take part in a contest for one of the most useful sites on the web.
    I am going to recommend this site!

  2. Taxi moto line
    128 Rue la Boétie
    75008 Paris
    +33 6 51 612 712  

    Taxi moto paris

    Someone essentially assist to make severely articles I’d state.
    That is the very first time I frequented your website page and up to now?
    I surprised with the analysis you made to create this particular publish extraordinary.

    Wonderful task!

  3. M.E.C Mon Electricien Catalan
    44 Rue Henry de Turenne
    66100 Perpignan
    0651212596

    Electricien Perpignan

    I think that what you said made a great deal of sense.
    However, what about this? suppose you were to write a killer headline?
    I ain’t suggesting your content isn’t solid, but suppose you added something that grabbed a person’s attention? I mean Técnica
    low poo e no pow: entenda as diferenças e como fazer!
    is a little plain. You should peek at Yahoo’s home page and see how they create news titles to get
    viewers to open the links. You might add a video or a related
    pic or two to grab readers excited about everything’ve written. In my opinion, it might make your posts
    a little bit more interesting.

  4. I used to be very pleased to search out this web-site.I wished to thanks in your time for this glorious read!! I undoubtedly having fun with each little bit of it and I’ve you bookmarked to check out new stuff you weblog post.

  5. Have you ever thought about creating an e-book or guest authoring on other websites? I have a blog based upon on the same ideas you discuss and would love to have you share some stories/information. I know my visitors would value your work. If you are even remotely interested, feel free to shoot me an e-mail.|

  6. Undeniably believe that which you said. Your favorite reason appeared to be
    on the net the simplest thing to be aware of.
    I say to you, I definitely get irked while people think about worries that they plainly don’t know about.

    You managed to hit the nail upon the top as well as defined out the
    whole thing without having side-effects , people
    could take a signal. Will probably be back to get more. Thanks

  7. Hi there! Someone in my Myspace group shared this site with us so I
    came to look it over. I’m definitely enjoying the information. I’m book-marking and will
    be tweeting this to my followers! Outstanding blog and great design and style.

  8. It’s difficult to find well-informed people for this topic,
    but you seem like you know what you’re talking about!
    Thanks

  9. Hello to every one, the contents existing at this web
    page are truly amazing for people knowledge, well, keep up the nice work fellows.

  10. 812584 561380When I came more than to this post I can only look at part of it, is this my net browser or the internet web site? Really should I reboot? 60651

  11. This is really interesting, You’re a very skilled blogger.
    I’ve joined your feed and look forward to seeking more of your magnificent post.
    Also, I have shared your web site in my social networks!

Deixe uma resposta

Share This