teledermatologia teledermatologia

Afinal, o que é teledermatologia e como funciona? Descubra!

3 minutos para ler

A teledermatologia é uma tecnologia que permite a interpretação de exames e laudos e até a realização de diagnósticos a distância. Isto é, sem a necessidade de o dermatologista e seu paciente estarem no mesmo local. Essa prática é derivada da telemedicina e está regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

A teledermatologia é uma maneira de utilizar as inovações tecnológicas para auxiliar na saúde das pessoas, sendo fundamental para o acompanhamento de pacientes que, de alguma forma, não tenham condições realizar a consulta presencial.

É sobre essa prática que vamos tratar no conteúdo de hoje. Neste texto, você vai conhecer como funciona uma consulta de teledermatologia, a quem ela é indicada e quais são as suas vantagens. Confira!

Como funciona a teledermatologia?

A teledermatologia é realizada por meio de uma plataforma online padronizada, sendo necessário o cadastro do profissional responsável. Esse sistema comunica a toda a lista de contatos a possibilidade de atendimento a distância, podendo fornecer receita assinada digitalmente.

Durante uma consulta de teledermatologia, é possível que sejam tiradas fotos das lesões ou de parte da pele ou couro cabeludo do paciente. Em seguida, este deve preencher um formulário específico em que autoriza o encaminhamento das fotos ao dermatologista.

É importante destacar que, assim como ocorre nas consultas presenciais, na teledermatologia, existe o sigilo das informações. O CFM, por meio da Resolução 1.643/02, determinou que, nesse tipo de consulta, o armazenamento e a transmissão dos dados sejam feitos de maneira segura, para garantir a privacidade do paciente.

Em que situações a teledermatologia é recomendada?

Esse serviço é indicado para oferecer apoio no diagnóstico e tratamento das doenças dermatológicas de pessoas localizadas em regiões em que não há o profissional dermatologista como referência.

Também, a teledermatologia é recomendada para pacientes que, por alguma razão, não podem ou conseguem se deslocar para o atendimento presencial. Esse é o caso na atual pandemia do coronavírus, em que as pessoas estão mantendo o isolamento social para reduzir a velocidade de contágio entre a população.

Quais são as suas vantagens?

A teledermatologia permite a emissão de laudo ou parecer sobre o paciente a distância. Isso facilita, por exemplo, a aquisição pelo paciente de medicamentos necessários para seu tratamento.

Outra vantagem é o telemonitoramento, que permite ao dermatologista acompanhar a situação de seus pacientes de forma remota. Por meio dessa tecnologia, imagens da pele ou cabelos do paciente podem ser enviadas frequentemente para a avaliação do profissional. Assim, não há comprometimento do quadro de saúde do doente.

Outro ponto central é a questão da comodidade. O paciente, com o uso de internet da própria casa, pode se conectar com o dermatologista para realizar uma consulta. Portanto, não há necessidade de se deslocar.

Essas foram algumas informações sobre a teledermatologia. É importante lembrar que essa modalidade de consultas obedece às mesmas premissas de uma consulta presencial, não sendo disponibilizadas consultas por plano ou convênios. Além disso, todas as consultas dão direito a retorno.

Quer consultar por meio da teledermatologia? Entre em contato com a Dra. Amanda Gomes. Essa especialista em doenças capilares está à disposição para atender você!

Posts relacionados
Share This