tintas-naturais-para-cabelo-por-que-sao-melhores-para-voce.jpeg

Tintas naturais para cabelo: por que são melhores para você?

Ter os cabelos tingidos é muito comum entre as mulheres, seja para esconder os cabelos brancos ou para mudar o visual. A busca por produtos que tornem isso possível é maior a cada dia, justamente por solucionarem esse problema estético. Contudo, muitas tinturas trazem substâncias químicas nocivas à saúde do cabelo e, sobretudo, da mulher.

Para evitar os problemas que podem surgir, existem diversas tintas naturais para cabelo que você pode utilizar, com um resultado semelhante ao dos produtos artificiais. Neste post, separei os benefícios das tintas naturais e por que você deve usá-las. Confira!

O problema das tintas convencionais

Que as tintas convencionais causam problemas à saúde muita gente já sabe. Em 2001, uma pesquisa da Escola de Medicina da University of Southern California apontou que mulheres que usam tinturas permanentes nos cabelos têm mais risco a desenvolver câncer de bexiga do que as que não usam.

A NYR Natural News publicou uma pesquisa revelando que 87 de 100 mulheres com câncer de mama utilizavam tinturas para cabelos, estabelecendo uma relação entre o câncer de mama e tintas artificiais.

A contraindicação do uso das convencionais surge justamente por elas terem fórmulas com substâncias químicas capazes de prejudicarem a saúde da mulher, como amônia, água oxigenada, acetato de chumbo e parabenos.

Essas substâncias são incluídas para que criem uma reação com a cor natural do cabelo e outros elementos da fórmula, provocando a alteração e a fixação da cor. No entanto, trazem consigo diversos malefícios, como a irritação do couro cabeludo, o desequilíbrio do sebo — mais oleoso ou ressecado —, a queda de cabelo, fios finos, quebradiços e com pontas duplas.

As melhores tintas naturais

Sem poder usar os produtos convencionais, como é possível pintar o cabelo? Recomendo utilizar tintas naturais. Muito se fala nas caseiras, como de camomila e beterraba, mas essas misturas, na prática, mancham os fios, danificando-os a longo prazo.

Por isso, o mais indicado é usar colorações de henna e davines. Ambas são menos agressivas, pois não precisam de uma reação de oxirredução para colorir o cabelo.

Henna

A henna é um pó — vindo do esmagamento, da secagem e da pulverização das folhas do arbusto Lawsonia inermis —, sendo um produto totalmente natural e similar à argila, já que não contém nenhum aditivo sintético, como corantes, amônia e água oxigenada.

Ela evita os danos nos fios ao depositar o pigmento por cima da cor do cabelo, sem remover o tom natural — diferentemente da coloração química. Além disso, a henna fortalece o cabelo, aumentando a espessura do fio.

Outra vantagem é a duração da tinta e a frequência que pode ser usada: normalmente o resultado se mantém por 3 meses e desaparece gradualmente, deixando o cabelo com o aspecto mais natural possível. Assim, a henna pode ser usada periodicamente.

Para aplicação, recomendo prestar atenção no rótulo e seguir as instruções, pois cada marca pode ter uma forma diferente de uso. De maneira geral, a aplicação é bastante simples: basta misturar a quantidade de pó indicada com água, até chegar a uma consistência cremosa para aplicar nos fios. Depois, é preciso deixar agir por uma hora e enxaguar. Lembre-se de usá-la antes do condicionador, para que a fixação seja potencializada.

Para encontrá-la, procure em lojas de produtos naturais ou árabes, já que é uma planta natural dessa região. Assegure-se de que ela seja pura e em pó, não contendo nenhum ingrediente químico, e que seja de origem vegetal para não danificar seus fios.

Davines

A coloração feita com produtos Davines é uma ótima alternativa para quem procura um cabelo tingido utilizando produtos menos agressivos para a saúde. Além disso, a marca tem um trabalho fundamentado na beleza sustentável e na criação de produtos inofensivos para o meio ambiente. Vale a pena conhecer.

Ter os fios pintados e livres de química não precisa ser um desafio. As tintas naturais para cabelo são excelentes alternativas, capazes de garantir saúde a você e suas madeixas, evitando problemas mais sérios. Não deixe de investir em você e na sua qualidade de vida!

Gostou do conteúdo? Quer encontrar mais artigos como este? Então me siga nas redes sociais e não perca nenhuma atualização! Estou no Facebook e no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação