umectacao-capilar-entenda-esse-milagre-para-os-fios.jpeg

Umectação capilar: entenda esse milagre para os fios!

A umectação capilar é um processo de nutrição do cabelo utilizando óleos vegetais para a reposição lipídica e proteica dos fios. Inserida no cronograma capilar, sua aplicação consiste em passar o óleo por todo o cabelo para fortalecer os fios e blindar as cutículas, restabelecendo a estrutura física das madeixas.

Ainda, o procedimento pode ser realizado por qualquer pessoa, tanto com cabelo cacheado quanto com liso. Para conhecer um pouco mais sobre o método, listei as principais informações abaixo. Boa leitura!

Os óleos mais utilizados

Para fazer uma boa umectação, é preciso utilizar óleos vegetais ricos em triglicerídeos, de preferência os certificados e com uma qualidade elevada no mercado. Com isso, você garante que as vantagens do procedimento sejam contempladas, com um excelente custo-benefício.

Também é fundamental entender que não é necessário utilizar as frutas in natura nos fios. Apenas o produto processado e refinado, trazendo eficiência para a técnica. Abaixo, você pode conferir os principais óleos.

Coco

O óleo de coco apresenta propriedades antioxidantes em função de ter vitamina K, E e ferro em sua fórmula. Isso garante não só a melhoria da suavidade e brilho, evitando que o cabelo fique pesado, como fornece uma nutrição profunda ao penetrar nas camadas externas e fazer uma envernização dos fios.

Mais: ele não sai tão facilmente, o que potencializa os resultados, fortalecendo e produzindo uma vida mais saudável para os seus cabelos.

Abacate

Rico em lecitina, uma substância que auxilia a queda de cabelo, ômega 9 e vitaminas A, D, e E, o óleo protege o couro cabeludo e estimula a produção de aminoácidos, que ajudam no restabelecimento da saúde dos fios. Ainda, é de fácil absorção e traz resultados como maciez, suavidade e brilho.

Argan

Esse produto é indicado para quem tem fios rebeldes e sofre com a ação do frizz. O óleo de argan melhora a elasticidade do cabelo, trazendo brilho e maciez ao renovar e proteger os fios, principalmente contra o calor e o uso de produtos químicos para o alisamento.

Uma pesquisa publicada no Journal of Alternative Medicine Review, da Universidade de Mohammed V, mostra que o óleo de argan contém três vezes mais vitamina E e 80% de gorduras insaturadas do que os outros óleos vegetais, auxiliando na nutrição e fortalecimento dos fios e reduzindo as pontas duplas.

As vantagens de fazer umectação

Mesmo optando por diferentes tipos de óleo, o procedimento traz benefícios claros e precisos para auxiliar no processo de reconstrução capilar. Abaixo, você pode conferir os principais.

Reposição hídrica, lipídica e proteica

Como objetivo principal, a técnica prioriza a reposição de lipídios e proteínas para tonificar as madeixas que sofreram perda da queratina por fatores externos. Atualmente, muitas mulheres optam por realizar procedimentos estéticos que danificam o cabelo, como alisamentos e colorações.

Com isso em mente, a umectação pode ser uma excelente alternativa para diminuir as consequências que os produtos químicos causam e aumentar a sua confiança em relação aos seus fios.

Combate ao ressecamento e ao frizz

Outra vantagem é a diminuição do ressecamento e do frizz. Por estimular a produção natural da oleosidade do cabelo, a técnica traz suavidade no toque e tira o aspecto opaco e quebradiço, prevenindo a quebra dos fios.

Selagem

Além disso, o procedimento protege o cabelo contra os agentes externos, diminuindo a chance do desenvolvimento de pontas duplas, tornando-o maleável e brilhante.

Fortalece os fios

Para a aplicação do óleo, o indicado é sempre fazer uma massagem nos fios de cima para baixo na direção das cutículas — evitando o contato com o couro cabeludo —, para melhor absorção do produto. Assim, você aumenta a oferta de nutrientes e o brilho das madeixas ao fechar as cutículas, proporcionando um momento de relaxamento e autocuidado junto à promoção e à prevenção da sua saúde.

A umectação é altamente indicada para quem tem fios quebradiços, fracos e danificados por químicas fortes. Com a prática, você garante mais qualidade de vida, estimulando o crescimento de cabelos fortes, bonitos e saudáveis.

O que achou do meu artigo? Conhece amigas que gostariam de ler sobre o assunto? Então, compartilhe nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação