Umectação capilar: entenda esse milagre para os fios!

8 minutos para ler
Cabelos sedosos, brilhantes e cheios de saúde conseguem aumentar a autoestima de qualquer pessoa. A umectação capilar é um tratamento que combate o ressecamento, diminui o frizz, fortalece os fios e recupera a vida dos cabelos.

Esse procedimento faz parte da etapa de nutrição do cronograma capilar, pois utiliza óleos vegetais para a reposição lipídica e proteica dos fios. A técnica consiste em passar o óleo ao longo dos fios para blindar as cutículas, restabelecendo a estrutura física e complementando a oleosidade natural das madeixas.

O tratamento pode ser realizado por qualquer pessoa, seja com cabelo cacheado, seja com cabelo liso. Para ajudar você a conhecer um pouco mais sobre esse método, preparei este artigo. Confira!

Os óleos mais utilizados

Para fazer uma boa umectação capilar, é preciso utilizar óleos vegetais ricos em triglicerídeos, de preferência os certificados e com uma qualidade elevada no mercado. Com isso, você garante que as vantagens do procedimento sejam contempladas, com um excelente custo-benefício.

Também é fundamental entender que não é necessário utilizar as frutas in natura nos fios — apenas o produto processado e refinado, trazendo eficiência para a técnica. Abaixo, você pode conferir os principais óleos.

Coco

O óleo de coco apresenta propriedades antioxidantes quando ingerido em pequenas quantidades. A molécula do óleo de coco é de tamanho médio. Isso permite que o óleo não penetre em excesso nas cutículas e também não saia com muita facilidade. Ele fornece uma nutrição significativa ao penetrar nas camadas superficiais e médias dos fios, fazendo uma envernização dos mesmos.

Por ser uma molécula de médio porte, o ingrediente favorece a blindagem dos cabelos sem deixar um aspecto pesado e oleoso. Além do mais, ele não sai tão facilmente, o que potencializa os resultados, fortalecendo e produzindo uma vida mais saudável para os seus cabelos.

Abacate

Rico em lecitina, o óleo protege o couro cabeludo e estimula a produção de aminoácidos, que ajudam no restabelecimento da saúde dos fios. Ainda, é de fácil absorção e traz resultados como maciez, suavidade e brilho. Não é minha primeira escolha.

Argan

Esse produto é indicado para quem tem fios rebeldes e sofre com a ação do frizz. O óleo de argan melhora a elasticidade do cabelo, trazendo brilho e maciez ao renovar e proteger os fios, principalmente contra o calor e o uso de produtos químicos para o alisamento.

Uma pesquisa publicada no Journal of Alternative Medicine Review, da Universidade de Mohammed V, mostra que o óleo de argan contém três vezes mais vitamina E e 80% de gorduras insaturadas do que os outros óleos vegetais, auxiliando na nutrição e fortalecimento dos fios e reduzindo as pontas duplas.

Amêndoas doces

Essa é uma opção barata e fácil. Deve ser aplicado da metade dos fios para baixo. Muito indicado para ser usado na noite anterior à lavagem dos fios com um shampoo mais adstringente, porque o excesso do óleo protege os fios da detergência do shampoo.

Rícino

O óleo de rícino é extraído da planta da mamona. Além dos ácidos graxos, oleico, linoleico, linolênico e palmítico, o óleo tem sais minerais e vitamina E. Todos esses ingredientes atuam no alinhamento e blindagem dos fios. Assim, os cabelos ficam mais sedosos e os efeitos da nutrição são mais duradouros.

Girassol

Com ácidos graxos, vitamina E, C e sais minerais, o óleo de girassol é bem leve. Essa característica contribui para que o fio absorva os nutrientes com mais facilidade. Ele ajuda a recuperar o balanço de fios ressecados e selar as pontas duplas, além de proporcionar maciez e brilho.

Cártamo

Rico em ácidos graxos e vitaminas A, E e K, esse óleo é capaz de recuperar os fios dos danos causados pelo secador, chapinha, tinturas, descolorações e o excesso de exposição solar. O óleo de cártamo repõe a umidade e a oleosidade natural dos fios. É o meu preferido, principalmente da marca Davines, linha Authentic.

As vantagens de fazer umectação capilar

Mesmo optando por diferentes tipos de óleo, o procedimento traz benefícios claros e precisos para auxiliar no processo de reconstrução capilar. Abaixo, você pode conferir os principais.

Reposição hídrica, lipídica e proteica

Como objetivo principal, a técnica prioriza a reposição de lipídios e proteínas para tonificar as madeixas que sofreram perda da queratina por fatores externos. Atualmente, muitas mulheres optam por realizar procedimentos estéticos que danificam o cabelo, como alisamentos e colorações.

Com isso em mente, a umectação pode ser uma excelente alternativa para diminuir as consequências que os produtos químicos causam e aumentar a sua confiança em relação ao seu cabelo.

Combate ao ressecamento e ao frizz

Outra vantagem é a diminuição do ressecamento e do frizz. Por estimular a produção natural da oleosidade do cabelo, a técnica traz suavidade no toque e tira o aspecto opaco e quebradiço, prevenindo a quebra dos fios.

Selagem

Além disso, o procedimento protege o cabelo contra os agentes externos, diminuindo a chance do desenvolvimento de pontas duplas, tornando-o maleável e brilhante.

Fortalece os fios

Para a aplicação do óleo, o indicado é sempre fazer uma massagem nos fios de cima para baixo na direção das cutículas para melhor absorção do produto.

Dessa forma, você fortalece os fios, aumenta a oferta de nutrientes e o brilho das madeixas ao fechar as cutículas, proporcionando um momento de relaxamento e autocuidado junto à promoção e à prevenção da sua saúde.

O passo a passo da umectação capilar

Diferentemente da hidratação e da reconstrução, não é necessário lavar o cabelo antes da umectação capilar. Como você vai precisar higienizar os fios no final, é até melhor começar o protocolo com os cabelos sujos e secos.

No entanto, não é uma regra. O mais recomendado é testar vários caminhos e avaliar em quais situações que o seu cabelo responde melhor. A seguir, vou mostrar o passo a passo mais simples e rápido.

Enluve os fios

Separe os cabelos por mechas e enluve cada uma delas com o produto escolhido. A princípio, o óleo deve ser usado apenas no comprimento dos fios. A aplicação no couro cabeludo pode desencadear dermatite seborreica.

Vale ressaltar que você não precisa se prender a apenas um ingrediente. A linha Authentic, da marca Davines, por exemplo, tem excelentes produtos com um mix de óleos orgânicos de cártamo, girassol, gergelim e jojoba. Se escolher usar os itens da marca, pode misturar o Authentic Nourishing Oil (óleo) com a Authentic Replenishing Butter (manteiga) e envolver o cabelo com os produtos, mecha por mecha.

Deixe o óleo agir

Trinta minutos já são suficientes para fazer milagres nos fios. No entanto, o ideal é aplicar o óleo pela noite e dormir com o produto nos cabelos. Além dos ativos penetrarem melhor nas madeixas, esse ritual é até mais prático. Depois de enluvar, basta prender os cabelos em um coque solto e baixo, além de colocar uma touca para não sujar a fronha.

Lave o cabelo para retirar o produto

Agora é só lavar a cabeça com um shampoo adstringente e caprichar na limpeza do couro cabeludo. Apesar desse passo ser essencial para não deixar os fios pesados e com aspecto oleoso, é bom ter cuidado para não exagerar na lavagem.

Ao aumentar a dose de shampoo e repetir o procedimento mais de duas vezes, você pode eliminar o efeito da umectação. Vale lembrar que a água não pode ser muito quente. O ideal é lavar os cabelos sempre — independentemente da umectação — com água morna ou fria.

Depois de retirar o excesso de óleo, é hora de condicionar o cabelo e pronto. Se possível, não use secador ou chapinha no dia do tratamento. Caso a modelagem seja imprescindível, não se esqueça do protetor térmico antes de expor os fios às altas temperaturas.

A indicação é repetir o ritual a cada dez dias, mas isso vai depender da necessidade dos fios. Se o seu cabelo estiver muito danificado, você pode encurtar esse prazo e fazer o tratamento uma vez por semana.

A umectação capilar é altamente indicada para quem tem fios quebradiços, fracos e danificados por químicas fortes. Com a prática, você garante mais qualidade de vida, estimulando o crescimento de cabelos resistentes, bonitos e saudáveis.

O que achou do artigo? Você conhece pessoas que gostariam de ler sobre o assunto? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e deixe seus contatos informados!

Posts relacionados

56 thoughts on “Umectação capilar: entenda esse milagre para os fios!

  1. I’ve been surfing on-line greater than three hours nowadays, yet I never found any interesting article like yours.
    It’s lovely price enough for me. In my view, if all web owners and bloggers
    made excellent content material as you probably
    did, the net will likely be much more useful than ever before.

  2. Independance Immobilière – Agence Dakar Sénégal
    Av. Fadiga, Immeuble Lahad Mbacké
    BP 2975 Dakar
    +221 33 823 39 30

    Agence Immobilière Dakar

    Pretty nice post. I just stumbled upon your blog and wished to say that I’ve
    really enjoyed browsing your blog posts. After all I will be subscribing to your
    feed and I hope you write again soon!

  3. Taxi moto line
    128 Rue la Boétie
    75008 Paris
    +33 6 51 612 712  

    Taxi moto paris

    Simply want to say your article is as astounding. The clarity in your post
    is just spectacular and i can assume you’re an expert
    on this subject. Well with your permission allow me
    to grab your feed to keep up to date with forthcoming post.
    Thanks a million and please continue the gratifying work.

  4. Oh my goodness! Incredible article dude! Many thanks, However
    I am having difficulties with your RSS. I don’t know why
    I can’t join it. Is there anybody having the same RSS
    problems? Anyone that knows the answer can you
    kindly respond? Thanx!!

  5. Excellent beat ! I wish to apprentice while you amend your web site, how could i subscribe for a blog site?
    The account aided me a acceptable deal. I had been tiny bit acquainted of this your broadcast provided bright clear idea

  6. I pay a quick visit everyday a few sites and information sites to read
    articles, but this web site gives feature based posts.

  7. Today, I went to the beach front with my kids. I found a sea
    shell and gave it to my 4 year old daughter and
    said “You can hear the ocean if you put this to your ear.”
    She placed the shell to her ear and screamed. There
    was a hermit crab inside and it pinched her ear.
    She never wants to go back! LoL I know this is totally off topic but I had to tell someone!

  8. Hi there, I found your website via Google at the same time as searching for a related matter, your website came up, it seems to be
    good. I’ve bookmarked it in my google bookmarks.
    Hello there, simply changed into alert to your blog through Google, and
    located that it is truly informative. I’m gonna be careful for brussels.

    I will be grateful in the event you proceed this
    in future. Many other people might be benefited
    out of your writing. Cheers!

  9. Attractive component of content. I simply stumbled upon your weblog and in accession capital to claim that I acquire actually loved
    account your blog posts. Anyway I’ll be subscribing for your augment and even I fulfillment you access persistently fast.

    Look into my homepage :: Rev Skin Cream

  10. Howdy I am so happy I found your webpage, I really found you by accident, while I was browsing on Bing
    for something else, Anyhow I am here now and would just like to
    say kudos for a fantastic post and a all round thrilling blog (I also love the theme/design), I don?t have time to look over it all
    at the minute but I have book-marked it and also included your RSS feeds,
    so when I have time I will be back to read a lot more, Please do keep up the superb b.

    my site … Artemis DX8000 Flashlight Review

  11. Currently it looks like WordPress is the top blogging platform available
    right now. (from what I’ve read) Is that what you’re using
    on your blog?

  12. Wow, incredible weblog format! How lengthy have you ever been blogging
    for? you made running a blog look easy. The entire glance of your web site is fantastic,
    let alone the content material!

  13. Interesting blog! Is your theme custom made or did you download it from
    somewhere? A theme like yours with a few simple adjustements would really make my blog jump out.
    Please let me know where you got your design. With thanks

  14. Have you ever considered about adding a little bit
    more than just your articles? I mean, what you say
    is fundamental and all. However think of if you added some
    great photos or videos to give your posts more, “pop”!
    Your content is excellent but with images and videos, this blog
    could definitely be one of the very best in its niche. Great blog!

  15. First off I want to say wonderful blog! I had a quick question which I’d
    like to ask if you don’t mind. I was curious to find out how you center
    yourself and clear your mind before writing. I have had difficulty clearing my thoughts in getting
    my ideas out. I do enjoy writing however it
    just seems like the first 10 to 15 minutes tend to be
    wasted just trying to figure out how to begin. Any suggestions or hints?
    Cheers!

    Also visit my web site: Ketomentin Reviews

  16. It’s enormous that you are getting thoughts from this
    article as well as from our discussion made at this place.

  17. Great blog here! Also your website loads up very fast!
    What host are you using? Can I get your affiliate link to your host?
    I wish my site loaded up as quickly as yours lol

  18. Hello Dear, are you in fact visiting this website on a regular basis, if so after that you will without doubt get good knowledge.

  19. hi!,I love your writing so so much! percentage we keep in touch extra approximately your
    post on AOL? I need an expert in this house to resolve my problem.
    May be that is you! Looking ahead to look you.

  20. Thanks for your personal marvelous posting! I really enjoyed reading it, you may be a great author.I
    will make sure to bookmark your blog and will often come back from now on. I
    want to encourage continue your great work, have a nice morning!

    Here is my homepage :: Hemp Max Lab CBD Reviews

  21. I would like to thank you for the efforts you have put in writing this blog.
    I really hope to check out the same high-grade blog posts by you in the
    future as well. In truth, your creative writing abilities has inspired me to get my own website now ;
    )

  22. Asking questions are genuinely good thing if you
    are not understanding anything fully, except this paragraph gives nice
    understanding yet.

  23. What’s up to every body, it’s my first pay a visit of this website; this web site contains awesome
    and in fact excellent material in support of visitors.

  24. This is very attention-grabbing, You’re an excessively professional
    blogger. I have joined your feed and look forward to in search of extra
    of your excellent post. Also, I’ve shared your website in my social networks

  25. This design is incredible! You most certainly know how
    to keep a reader amused. Between your wit and
    your videos, I was almost moved to start my own blog (well,
    almost…HaHa!) Great job. I really enjoyed what you had to say, and more than that,
    how you presented it. Too cool!

    Also visit my page Keto ES Pills

  26. Hey there I am so thrilled I found your webpage, I really found you by
    accident, while I was researching on Aol for something else, Nonetheless I am here now
    and would just like to say kudos for a fantastic post and
    a all round exciting blog (I also love the theme/design), I don’t have
    time to read it all at the minute but I have book-marked it and also added in your RSS feeds, so
    when I have time I will be back to read more, Please do keep up the fantastic work.

    Here is my website: EcoOrb Detergent Ball

  27. I’m extremely impressed with your writing skills as
    well as with the layout on your blog. Is this a paid theme or did you modify it
    yourself? Either way keep up the nice quality writing, it is rare to see a nice blog like this one these days.

    Here is my site cannabis license maybe

Deixe uma resposta

Share This