veja-5-dicas-para-cuidar-do-cabelo-no-inverno.jpeg

Veja 5 dicas para cuidar do cabelo no inverno

O inverno é uma estação deliciosa. mas os efeitos negativos podem ser sentidos nos cabelos e no couro cabeludo. Afinal, a baixa umidade relativa do ar  provoca ressecamento nos fios, que ficam opacos e sem vida. Os banhos  ficam mais quentes e prolongados, o que acaba estimulando a oleosidade excessiva no couro cabeludo, a seborréia e, até mesmo, a queda capilar.

Para evitar que esses problemas ocorram, tenho algumas dicas simples que ajudarão você a cuidar melhor do cabelo nessa estação. Continue a leitura e veja quais são elas.

1. Adote a terapia capilar preventiva

A terapia capilar preventiva é uma sequência de rituais feitos no couro cabeludo e nos fios capaz de prevenir problemas relacionados com a temperatura, com a umidade e com o ressecamento. Geralmente ela é prescrito e acompanhada por um médico dermatologista especialista em tricologia. Esse profissional é capaz de identificar as vulnerabilidades do fio para indicar a terapia mais adequada.

Além de manter a saúde do couro cabeludo e promover uma limpeza profunda do mesmo, ela reestrutura a haste capilar com preenchimento hídrico ou lipídico. Com isso, acaba se tornando uma boa alternativa para prevenir os principais malefícios do inverno.

2. Evite lavar os cabelos com água muito quente

Como já citei no início deste artigo, o hábito de tomar banhos mais quentes e prolongados nessa estação é extremamente prejudicial aos seus cabelos. Além de estimular a oleosidade excessiva do couro cabeludo, a água quente também abre as cutículas dos fios, facilitando a desidratação e retirando todo o seu brilho.

Se não for possível utilizar o chuveiro em uma temperatura mais amena, procure lavar os fios separadamente com o chuveirinho ou até mesmo no próprio salão. 

3. Não deixe de fazer a higiene corretamente

Deixar de fazer a higiene correta dos cabelos no inverno é um grande erro. Além dos fios permanecerem sujos e menos saudáveis, caem ainda mais facilmente.

O ideal é sentir seu corpo e agir de acordo com a necessidade:se o couro cabeludo for mais seco, recomendo higienizar pelo menos três vezes por semana. No entanto, se tiver um couro cabeludo mais oleoso, você poderá e deverá lavá-lo todos os dias.

4. Faça hidratações

Hidratar os cabelos semanalmente faz muito bem para a saúde dos fios, principalmente no inverno. Dessa forma, eles ficarão ainda mais bonitos, brilhantes, sedosos e macios.

Você poderá fazer esse tratamento em um centro de tratamento capilar, um bom salão de beleza ou, até mesmo, em casa — desde que utilize bons produtos e se atente às fórmulas e composições que mais se adequam ao seu tipo de cabelo. Na dúvida, consulte um dermatologista capilar. 

5. Diminua o uso de secador e chapinha

O ideal é reduzir ao máximo o uso de fontes de calor, como o secador e a chapinha. No entanto, uma pesquisa realizada por Tim Moore, da Universidade de Cambridge, afirma que não é recomendado deixar os cabelos secarem naturalmente, pois, quanto mais tempo ficarem úmidos, mais quebradiços se tornarão. Acho que a melhor solução é o uso racional do secador. 

Para não ter que abandonar esses equipamentos totalmente, procure retirar todo o excesso de água dos cabelos antes de utilizá-los: isso evitará que permaneçam expostos ao calor por muito tempo. Procure adotar também o uso protetores térmicos, que os preserva e hidrata durante a secagem.

Espero que as minhas dicas tenham sido úteis e consigam ajudá-la a cuidar do seu cabelo no inverno. Afinal, eles também merecem cuidado especial nessa estação.

E aí, gostou de saber como cuidar melhor do cabelo no inverno? Quer mais dicas de beleza, saúde e bem-estar? Então, não deixe de seguir as minhas redes sociais: estou no Facebook e no Instagram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação