Como funciona uma terapia capilar?
A terapia capilar pode resolver problemas como queda de cabelo, acúmulo de caspa, dermatite seborreica, foliculite, entre outras patologias. Contudo, é preciso buscar um profissional capacitado para obter os resultados esperados.
Manter os cabelos bonitos e saudáveis é uma preocupação muito antiga na nossa sociedade. A falta de higiene correta, o uso de produtos químicos inadequados e outros fatores acabam prejudicando a vitalidade do cabelo. Para nos ajudar com essa tarefa, podemos contar com os benefícios da terapia capilar em BH.
Trata-se de um procedimento desenvolvido dentro da tricologia — especialidade médica da dermatologia que estuda novas técnicas para prevenção e tratamento de doenças do couro cabeludo e dos fios.
Quer saber mais detalhes sobre esse assunto? Acompanhe este post, pois vamos mostrar o que é a terapia capilar, suas indicações, técnicas e benefícios. Ainda, você descobre onde realizar a terapia capilar em BH. Confira!
O que é a terapia capilar e como ela funciona?
A terapia capilar consiste em métodos de prevenção e de tratamento de doenças relacionadas aos cabelos e ao couro cabeludo, na tentativa de minimizar agressões externas e corrigir eventuais desequilíbrios causados por procedimentos químicos.
Os principais tratamentos da terapia capilar são: limpeza do couro cabeludo, reconstituição dos fios, lubrificação, hidratação do couro cabeludo, massagem, peeling capilar e fotobioestimulação.
A terapia está indicada para quem deseja melhorar o aspecto dos fios (cabelos porosos, opacos, quebradiços etc.) ou até mesmo tratar a caspa (dermatite seborreica), a coceira e a sensibilidade do couro cabeludo.
Como é feito o diagnóstico?
Para verificar deficiências nos fios e no couro cabeludo, além de viabilizar a escolha de qual método será utilizado, é preciso realizar um bom diagnóstico. Ele deve ser feito preferencialmente por um profissional formado em Dermatologia e com especialização em cabelos.
A fim de realizar o diagnóstico, esse profissional pode solicitar exames de sangue para observar a presença de doenças infecciosas e autoimunes. No entanto, o exame mais famoso é a tricoscopia do couro cabeludo.
Trata-se de um procedimento que busca identificar se existem defeitos no ciclo de formação do fio capilar. Esse exame também ajuda a verificar se há problemas de oxigenação, nutrição e irrigação da fibra capilar.
A tricoscopia é feita com a utilização de uma câmera especializada, que consegue visualizar o fio do cabelo em detalhes bastante precisos. Por exemplo, identificam-se o grau de oleosidade, a presença de caspa e outras variantes.
Lembrando que, sem esse exame, o diagnóstico pode não ser preciso, o que faz com que a terapia capilar se torne razoavelmente cara para sua beleza, sua saúde capilar e seu bolso.
Outro fator a ser levado em consideração é que podem existir alergias e outros problemas pessoais que danificam ou agravam o quadro clínico. Portanto, opte por profissionais qualificados antes de submeter-se a qualquer procedimento.
Quais problemas são tratados?
A terapia capilar é indicada para inúmeros problemas diferentes, sendo os mais comuns a queda de cabelo, a eliminação da caspa e a hidratação capilar profunda. Falaremos mais sobre cada uma dessas situações abaixo.
Alopecia androgenética e areata
Para quem sofre de alopecia — queda de cabelo —, o tratamento mais comum faz uso de loções manipuladas (específicas para cada caso), máscaras de argila e fotobioestimulação. Além dessas práticas, existe a necessidade de o paciente manter um estilo de vida que favoreça a saúde de seus fios.
A utilização de bonés é desaconselhada, assim como o sol excessivo no couro cabeludo. Trocar as fronhas do travesseiro diariamente também é outra medida aconselhável para quem deseja ter os melhores resultados, mas não é obrigatória.
Falando em resultados, eles dependerão do tipo de alopecia do paciente. Nos casos da alopecia androgenética, não há cura, somente tratamento que previne a aceleração e a evolução do quadro. Para os casos de alopecia areata, é bem provável que os fios voltem a crescer saudáveis após a normalização do quadro clínico que ocasionou a queda de cabelo.
Caspa
A caspa é o processo de descamação do couro cabeludo decorrente de um quadro de dermatite seborreica. Na maioria dos casos, esse tipo de condição clínica indica uma oleosidade excessiva no couro cabeludo, o que pode causar, além da descamação, coceira, vermelhidão e ardência.
Com a terapia, o objetivo é equilibrar essa oleosidade, trazendo de volta a saúde capilar. Podem ser utilizadas loções tópicas e até mesmo medicamentos orais em casos mais graves. Outros métodos também podem ser incluídos ao longo do tempo, de acordo com o paciente. A alimentação saudável, sem açúcar, leite e derivados, ajuda muito.
Outras patologias
A terapia capilar também é indicada para outras patologias, que geralmente acometem grande parte da população. Elas podem surgir por descuido no momento de realizar a limpeza do cabelo ou por questões de ordem hormonal. Vejamos algumas delas:
- queda de cabelo;
- fios muito afinados e quebradiços;
- fios oleosos;
- calvície;
- cutícula frágil;
- deficiência de crescimento dos fios
Quais os tipos de tratamento?
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a terapia capilar, chegou o momento de mencionarmos alguns dos tratamentos mais comuns. Vale ressaltar que as opções abaixo podem ser utilizadas de maneira conjunta para aumentar os resultados.
A prescrição depende da análise do tricologista, que analisará cada caso de maneira individual, podendo ou não realizar alguns exames clínicos para ajudar a definir o melhor caminho para a resolução do problema.
Por isso, mencionamos mais uma vez a importância de buscar um profissional devidamente qualificado e experiente. Essa prática evita os riscos com problemas de saúde e garante que seu couro cabeludo permaneça saudável, livre do efeito rebote e de outras circunstâncias desagradáveis.
Máscaras de argila
As máscaras de argila podem ser indicadas em várias situações. Para aquelas pessoas que apresentam muita descamação, como caspa, seborreia ou até mesmo psoríase, podemos usar argila verde e rosa. Esses produtos têm propriedades secativas e conseguem administrar a atividade das glândulas sebáceas no couro cabeludo.
Massagem capilar
A massagem capilar é um método complementar que fornece uma ativação da circulação local por meio de um estímulo mecânico. Associada a essa massagem, podemos utilizar máscaras adequadas que impermeabilizam os fios e, ao mesmo tempo, nutrem o couro cabeludo sem deixar um aspecto pesado e oleoso.
Peeling capilar
O peeling capilar é um método esfoliativo em que usamos um shampoo com microesferas. O shampoo é friccionado no couro cabeludo e associado a uma massagem para remover impurezas e células mortas. Isso deixa o ambiente mais limpo e a circulação mais ativa, promovendo a saúde no crescimento dos fios, além de controlar a população de fungos no couro cabeludo.
Fotobioestimulação
O laser de baixa fluência e o LED de luz vermelha são métodos não invasivos que favorecem a qualidade, a força e a espessura dos fios. Eles têm ação anti-inflamatória, aceleram a divisão celular e o crescimento do epitélio. Todos esses efeitos levam à diminuição da queda e ao aumento da fase anágena (fase de crescimento dos fios). Esse procedimento também é conhecido como fototerapia capilar.
Hidratação capilar profunda
A hidratação capilar profunda, normalmente, é indicada para aqueles casos em que o cabelo sofreu com muita química presente em alguns procedimentos estéticos. Em muitas situações, é possível perceber fios quebradiços e sem vida, e é nesse momento que a hidratação profunda é tida como uma das melhores soluções.
Em pouco tempo, é possível devolver o brilho e o vigor aos fios, que passam a se tornar mais fortes por conta desse procedimento.
Quanto custa a terapia capilar?
O valor da terapia capilar pode variar de acordo com o tipo de tratamento realizado. Geralmente, a avaliação é feita de forma gratuita e somente as sessões são cobradas.
O valor da sessão varia muito, podendo chegar acima de R$ 80,00. Contudo, é importante se preocupar com valores muito abaixo do mercado, pois o tratamento pode não oferecer resultados satisfatórios.
Quando falamos de preço por procedimento capilar, é fundamental considerar a experiência e a qualidade do profissional. Afinal, aqueles que são bem treinados e utilizam técnicas modernas acabam cobrando valores um pouco acima da média. O cliente tem que considerar o custo-benefício.
Onde fazer terapia capilar em BH?
Se você se identificou com os sintomas característicos da necessidade de uma terapia capilar, saiba que em Belo Horizonte encontra um local adequado para realizar esse procedimento de forma preventiva e corretiva.
Na clínica dermatológica da Dra. Amanda Gomes, médica dermatologista com vasta experiência em tratamento capilar, você encontra o que há de mais moderno para revigorar a saúde do seu cabelo.
Na clínica, estão disponíveis os mais diversos exames para identificar problemas no couro cabeludo e os mais avançados tratamentos.
Quais os resultados obtidos por meio da terapia capilar e em quanto tempo são percebidos?
Durante e após a realização das sessões de terapia capilar, é possível observar melhora na oxigenação e na circulação sanguínea do couro cabeludo. Também é significativa a diminuição da descamação.
Ainda, é possível verificar a redução da oleosidade, da queda capilar e uma melhora nos sintomas de coceira e sensibilidade no couro cabeludo. Com o passar do tempo, o cabelo volta a ficar revigorado e bonito.
Essas foram algumas informações sobre terapia capilar em BH. Além desses tratamentos mencionados, existem outras alternativas e métodos que podem ser indicados de acordo com seu caso e orientação médica. O importante é entender que seus cabelos podem ser bem tratados com a medicina, que a cada ano avança para entregar os melhores resultados para sua saúde.
E aí, como você considera que está a saúde do seu cabelo? Conte para a gente deixando seu comentário neste post!